Citation:
Dagnino R. Um olhar geográfico sobre a questão dos materiais recicláveis em Porto Alegre: sistemas de fluxos ea (in) formalidade, da coleta à comercialização. VERDUM ROBERTO, editor. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2004. copy at www.tinyurl.com/y33ohndz

Thesis Type:

BsC

Abstract:

Esta pesquisa trata da coleta e comercialização de materiais recicláveis, valiosos componentes dos resíduos sólidos urbanos, na cidade de Porto Alegre. O foco está voltado para a indissociabilidade das relações entre os principais agentes envolvidos nesta questão: os catadores, organizados ou não em associações, que colaboram com o retorno dos materiais ao processo produtivo; a indústria, encarregada do beneficiamento e reindustrialização dos materiais; os intermediários, elo de ligação na reciclagem dos materiais e exploração do trabalho nas relações entre os catadores e a indústria; e o poder público, responsável pela regulação e pela normatização dessas relações. O olhar geográfico utilizado tem o seu ponto de vista localizado na base da questão, o que propõe uma percepção maior dos problemas enfrentados pelos catadores. Como referência teórica e metodológica, foram utilizados os estudos de Milton Santos sobre os sistemas de fluxos da economia urbana e as formas de representação gráfica utilizando modelos explicativos.

Lume UFRGS

Citação:

DAGNINO, R. Um olhar geográfico sobre a questão dos materiais recicláveis em Porto Alegre: sistemas de fluxos e a (in)formalidade, da coleta à comercialização. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, UFRGS, 2004. <http://hdl.handle.net/10183/21408>

Pré-visualizarAnexoTamanho
2004_dagnino_tcc.pdf2.79 MB