Bio/CV

Download CV: PDF

Professor do Departamento Interdisciplinar do Campus Litoral Norte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CLN/UFRGS) onde ministra disciplinas para os alunos do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Bacharelado em Desenvolvimento Regional, Engenharia de Serviços, Engenharia de Gestão de Energia, e Licenciatura em Geografia. É coordenador do projeto de pesquisa "SIG Litoral Norte" e do projeto de extensão "Agricultura urbana e periurbana: alimentação, educação e saúde", orientando bolsistas de iniciação científica e de extensão.

Iniciou os estudos acadêmicos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no curso de Ciências Sociais e, em 2004, obteve o título de bacharel em Geografia pela UFRGS. Mais tarde tornou-se licenciado em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2017).

Entre 2005 e 2017, foi aluno da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) onde realizou o Mestrado em Geografia (2007), o Doutorado em Demografia (2014) e o Pós-Doutorado em Análises demográficas espaciais (2017). Durante o doutorado e pós-doutorado aprofundou os estudos sobre população, ambiente, espaço e sustentabilidade, participando dos projetos do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó (NEPO/UNICAMP), Laboratório Urbanização e Mudanças no Uso e Cobertura da Terra (l-UM/FCA/UNICAMP). Foi bolsista de pós-doutorado FAPESP no Projeto Observatório das Migrações em São Paulo, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no projeto "URBISAmazônia" do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Possui experiência nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Geografia, Demografia e Planejamento urbano e regional, utilizando Sistemas de Informação Geográfica, Análise socioespacial e estatísticas. Atuando principalmente com aquisição, processamento e análise de dados socioeconômicos, demográficos e ambientais em áreas urbanas e rurais, nos seguintes temas: populações em áreas protegidas, riscos ambientais, mapeamento participativo, análise ambiental, urbanização, migração, mercado de trabalho, indicadores socioeconômicos e demográficos.

Pré-visualizarAnexoTamanho
dagnino_ricardo_cv_lattes_2019_09.pdf597.24 KB