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Conference Paper

Estanislau, B, Lombardi T, Simoni A, Dagnino R, Arruti JM{\'ıcio, Azevedo MM.  2014.  Em campo minado: pol{\'ıticas públicas de reconhecimento, categorias étnicas nos censos, e o Estado nacional multicultural. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Abstract

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Lombardi, TTN, Simoni AT, Estanislau BR, Dagnino RS, Arruti JM{\'ıcio.  2013.  Ethnicity and race data collection at some Latin American countries census. XXVII IUSSP International Population Conference. Abstract

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MARANDOLA JR., E, de MELLO LF, do LOMBARDI TTN, RODRIGUES M, de Dagnino RS, FERNANDEZ PSM, HIRANO FY, MOROIZUMI T, DUTRA GOMES R, DE PAULA FC, others.  2006.  Mapa Verde da UNICAMP: percepção e representação do espaço. I Encontro de Percepção e Paisagem da Cidade. :7. Abstract

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Dagnino, R, EL SAIFI S, do LOMBARDI TTN, CARMO R, D'ANTONA Á.  2010.  A ação dos atores envolvidos no processo de criação de Unidades de Conservação na região da Terra do Meio (Estado do Pará). V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. Abstract

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Arruti, JM{\'ıcio, Dagnino R, Azevedo MM, Simoni A, Estanislau B, Lombardi T{\'ıs, Dowbor M, Torini D.  2014.  Diversidade e desigualdade: contribuição metodológica ao estudo demográfico da população quilombola no Brasil. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. :1–16. Abstract

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Conference Proceedings

Lombardi, TTN, Simoni AT, Estanislau BR, Dagnino RS, Arruti JM.  2013.  Ethnicity and race data collection at some Latin American countries census. XXVII IUSSP International Population Conference. Abstractlombardi_et_al_iussp_ago15.pdf

Latin America has tried to cope with ethnicity and race issues since the beginning of the colonization process till current days, therefore, how to collect this information is also a sensible point on census matter. Additionally, different countries build their racial and ethnical identity based on different criteria. From that we built an analysis of the criteria used by the last two Censuses round of Argentina, Brazil, Colombia, and Ecuador in South America. For that, initially, census criteria used to represent ethnic and racial categories in those four countries were assembled into a comparative table. Following it were assessed the constitutional and law changes concerning ethnical and racial issue, alongside the social movements/civil society demands for the same period. It made possible seeking the changes on census criteria for ethnic and racial data collection within and among those countries, highlighting the differences on how each country officially deal with their population diversity, as much as the legal disposition and census criteria intertwining changes. The results lead us to the main argument of the text: racial and ethnical data are a product of constitutional disposition reviews motivated by social demands and political relations in a very controversial environment.

MARANDOLA JR., E, de MELLO LF, do LOMBARDI TTN, RODRIGUES M, de Dagnino RS, FERNANDEZ PSM, HIRANO FY, MOROIZUMI T, DUTRA GOMES R, DE PAULA FC.  2006.  Mapa Verde da UNICAMP: percepção e representação do espaço. I Encontro de Percepção e Paisagem da Cidade. :7. Abstract

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Dagnino, R, EL SAIFI S, do LOMBARDI TTN, CARMO R, D'ANTONA Á.  2010.  A ação dos atores envolvidos no processo de criação de Unidades de Conservação na região da Terra do Meio (Estado do Pará). V Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade.
Arruti, JM, Dagnino R, Azevedo MM, Simoni A, Estanislau B, Lombardi T, Dowbor M, Torini D.  2014.  Diversidade e desigualdade: contribuição metodológica ao estudo demográfico da população quilombola no Brasil. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. :1-16., São Pedro, São Paulo2014_arruti_et_al_abep.pdf
Estanislau, B, Lombardi T, Simoni A, Dagnino R, Arruti JM, Azevedo MM.  2014.  Em campo minado: políticas públicas de reconhecimento, categorias étnicas nos censos, e o Estado nacional multicultural. XIX Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Abstractestanislau_et_al_2014_abep_em_campo_minado_politicas_publicas_reconhecimento_etnico.pdf

Reconhecer a diversidade étnica e promover políticas públicas tem sido um dos desafios enfrentados por muitos países na América Latina, principalmente a partir da década de 1990. Uma maneira encontrada para encará-lo foi através de mudanças na captação dos dados sobre etnicidade, tendo a maioria dos países da América Latina desenvolvido em seus censos novas categorias acompanhadas muitas vezes de uma total reformulação das questões e quesitos que a compõe. Contudo, embora seja um esforço que vem se mostrando positivo e feito em parceria por governos, sociedade civil e terceiro setor, em muitos casos os resultados tem colocado outras questões em jogo. Como captar a pluralidade étnica através de quesitos em questionários de pesquisas oficiais? O que fazer com essa pluralidade que vai se descortinando através das novas categorias que estão sendo captadas pelos Censos demográficos? Como Estados Nacionais tem equacionado políticas públicas que contemplem tal pluralidade? Essas, dentre outras, têm sido questões centrais. Com o objetivo de responder (ou ao menos iniciar o debate) a essa pergunta, este trabalho faz um estudo comparativo entre o caso do Brasil e da Colômbia. Para tanto recortamos como eixo central do artigo uma análise dos censos demográficos dos dois países, perfazendo um histórico e recuperando as mudanças nos quesitos do censo que se referem à captação de diversidade étnica e racial. Juntamente à tal análise, trazemos avaliações do impacto das mudanças nos dispositivos legais, constitucionais principalmente, nas mudanças ocorridas na forma de captação de etnicidade nos censos demográficos. Organizamos este trabalho em dois eixos: primeiramente na apresentação dos estudos de caso (Brasil e Colômbia), com o histórico do quesito étnico em seus respectivos censos e algumas análises específicas para cada um deles. Na sequência colocamos em comparação direta os dois casos e analisamos a maneira pela qual o contexto local influencia na forma com que se escolhe captar a diversidade étnica. Fechando o texto problematizamos a discussão sobre etnicidade, raça, e cor e como essas três categorias operam, ao menos nesses dois países, como categorias a nortear não só a luta política por reconhecimento, mas também a própria construção da identidade. Igualmente discutimos como os marcadores e categorias segundo as quais há uma identificação e categorização (BRUBAKER; COOPER, 2000; BRUBAKER; LOVEMAN; STAMATOV, 2004; BRUBAKER, 2009) dos grupos e dos indivíduos a partir de pressupostos diferenciados para o Estado e para os grupos populacionais, demonstrando como os quesitos do censo não são neutros, mas estão, ao contrário, forjados em um campo minado.

Journal Article

CARMO, R, Dagnino R, Caparroz M, Lombardi T.  2012.  Agroindústria, grandes projetos de infraestrutura e redistribuição espacial da população: tendências populacionais recentes no Mato Grosso e Pará.. Cadernos de Estudos Sociais. 27(2): Fundação Joaquim Nabuco Abstractcarmo_et_al_2012_agroindustria_ces_fundaj.pdfCadernos de Estudos Sociais

Dois processos recentes estão redirecionando os eixos migratórios do país, afetando de maneira direta a redistribuição espacial da população nos estados do Mato Grosso e Pará. Por um lado, temos a expansão da agroindústria no Mato Grosso, que significou uma mudança demográfica importante em relação ao processo anterior de expansão da cultura de soja. Por outro lado, as grandes obras de infraestrutura do Governo Federal, que se refletem em aumento de fluxos migratórios para as regiões em que estão ocorrem, e este é o caso do Pará. Para abordar essas questões, utilizamos os dados censitários dos anos de 2000 e 2010 para caracterizar os fluxos migratórios, e analisar a redistribuição espacial da população. Focalizamos duas microrregiões: Alto Teles Pires, no Mato Grosso; e Altamira, no Pará, apresentando e discutindo as tendências de urbanização e a inserção da população nas atividades produtivas.