No livro "O trabalho do geógrafo no terceiro mundo" há um importante capítulo cujo título já propõe uma questão de pesquisa: "'A cidade' ou 'as cidades'?" (SANTOS, 1978). É aqui que o geógrafo Milton Santos vai realizar o que ele chama de "esforço de classificação" para caracterizar quatro tipos de aglomerações urbanas existentes nos países subdesenvolvidos: cidades embrionárias, cidades regionais, metrópoles incompletas e metrópoles completas (SANTOS, 1978, p. 74).
"Por isso, o exame de trabalhos dedicados aos problemas gerais da cidade em países subdesenvolvidos corre frequentemente o risco de confundir seus utilizadores. A palavra 'cidade' é amiúde empregada para significar realidades assaz diferentes; mesmo os qualificativos mais ou menos abandonados que acompanham essa expressão são também excessivamente numerosos para que possamos reconhecer sob um mesmo vocábulo as mesmas realidades". (SANTOS, 1978, p. 67)
Outro trabalho de destaque neste tema é o livro publicado originalmente em francês em 1971 e que foi traduzido posteriormente para o português, chamado "A Urbanização Desigual: A especificidade do fenômeno urbano em países subdesenvolvidos" (SANTOS, 2010). Este livro traz o capítulo "As cidades e o espaço nos dois mundos: evolução diferencial e diversidade no século XX".
O livro "Manual de Geografia Urbana" (SANTOS, 2008), que também foi publicado originalmente em francês, contém dois capítulos que merecem destaque: "Cidades predatórias ou impulsoras?" e "Morfologia do tecido urbano".
SANTOS, Milton. "A cidade" ou "as cidades"? In: SANTOS, Milton. O trabalho do geógrafo no terceiro mundo. São Paulo: HUCITEC, 1978b. (p. 67-78)
SANTOS, Milton. As cidades e o espaço nos dois mundos: evolução diferencial e diversidade no século XX. In: SANTOS, Milton. A Urbanização Desigual: A especificidade do fenômeno urbano em países subdesenvolvidos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2010. (p. 109-140).
SANTOS, Milton. Manual de Geografia Urbana. São Paulo, EdUSP, 2008.