Da ideia ao conceito de produto: o uso de técnicas criativas combinadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de novos produtos de design

Citation:
Viaro, F. S., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and S. L. Sapper, "Da ideia ao conceito de produto: o uso de técnicas criativas combinadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de novos produtos de design", Estudos em Design (Online), vol. 23, pp. 49 - 60, 2015. copy at www.tinyurl.com/hmb7vud

Abstract:

A criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.

Full Text