Design

Teixeira, F. G., S. L. Sapper, R. P. da Silva, and F. S. Viaro, "DA IDEIA AO CONCEITO DE PRODUTO: O USO DE TÉCNICAS CRIATIVAS COMBINADAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE DESIGN", 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, vol. 1, issue 4, Gramado, Editora Edgard Blücher, pp. 3189 - 3199, 2014. Abstract

A criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.

da Silva, F. M., F. G. Teixeira, L. Ferrão, and P. J. Maldonado, "INSPAEDIA USER EXPERIENCE DESIGN (UXD)", 6th International Conference on Applied Human Factors and ErgonomicsProceedings of..., vol. 1, Las Vegas, pp. - , 2015. Abstract

The Inspaedia moto is to inspire a collaborative intelligence network on innovation and design processes. This paper is focused on Inspaedia user centered design features. We will describe how users can access the web platform, add, explore, relate, and share the Inspaedia contents. It will be a unique, memorable and inspiring collaborative knowledge experience that will facilitate several creative activities. Inspaedia is the natural consequence and development of the prototype resulting from the research in Design PhD thesis entitled " Innovation, design et cetera ". Therefore, the new platform is being developed under the post-doctoral Design in FA/UL – Faculty of Architecture of the University of Lisbon (Portugal); Science Without Borders Program with a Special Visiting Researcher fellowship from CAPES (Brazil) at the PGDesign UFRGS – Federal University of Rio Grande do Sul; CITAD – Research Centre for Territory, Architecture and Design of Lusíada Universities (Portugal); FCT – Foundation for Science and Technology (Portugal). The aim of this paper is to disclose the new research developments and the results from the systematization of experience and user's interaction on the Inspaedia platform. We want to share and discuss the interim results achieved so far with the participants of the 6th AHFE through a visual based presentation of the Inspaedia. We will choose the best outputs to be included in the next phases of the Inspaedia research project.

Teixeira, F. G., "UM MODELO EVOLUTIVO PARA O PROCESSO DE GERAÇÃO E SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS EM DESIGN", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo HorizonteSão Paulo, Editora Blucher, pp. 4374 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

The conceptual design step is the most complex of the design process and brings great challenges to designers. The number of possible concepts from a combination of functional principles can reach millions. This could derail an exhaustive search for the best possible concepts. So, this work proposes an evolutionary approach to that problem. The result is a framework based on a Genetic Algorithm (GA) that combines the specific properties of the design process with the core of GA, improving this process as a natural evolution.

Câmara, A., F. G. Teixeira, J. P. Duarte, L. Ferrão, M. Passos, N. Correia, P. Maldonado, and P. E. Correa, "Inspædia: [Almost] Everything About Simplicity, Playfulness and Inspiration", Advances in Ergonomics Modeling, Usability & Special Populations, vol. 486: Springer, pp. 231 - 243, 2016, 2017. Abstract

The aim of this paper is to disclose the new research developments and the results from the systematization of experience and user interaction with the Inspaedia (a new web knowledge " Agora "), to inspire a dynamic, collaborative, and interactive intelligence among the inspaediers. We will explain in detail and describe the design process and discuss the ultimate design interaction concept and development regarding (almost everything about) simplicity and playfulness of the inspaediers' experience to transform relevant information (related > mean-full > useful) in productive knowledge (inspiration > insight > foresight) in a very easy and quick way (usability: learnability; understandability; operability; attrac-tiveness…), with a smile in the face (satisfaction) and a wow in the mind (or in the soul).

Brendler, C. F., F. G. Teixeira, W. Kindlein, M. Pohlmann, and W. Rossi, "FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo Horizonte, pp. 2389 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

Dados obtidos com o Censo Demográfico, em 2010, revelaram que quase 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a de maior ocorrência. Dentre as políticas sociais que buscam atender às diferentes necessidades dos cidadãos, vale destacar o direito universal à educação. Recursos didáticos de diferentes naturezas vêm sendo empregados como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Vale, porém, questionar se esses recursos são realmente eficazes na compreensão de determinados conteúdos? Assim, o presente trabalho propõe a validação de modelos didáticos 3D para permitir a compreensão de sistemas nanoestruturados por deficientes visuais. A avaliação dos modelos foi realizada por usuário cego e, para tanto, foi utilizada uma adaptação do instrumento SETT (Alunos, Ambiente, Tarefas e Ferramentas). Os resultados indicam que os modelos produzidos por impressão 3D necessitam de revisão no que tange à legenda em Braille, mas, quanto aos demais aspectos, são viáveis para o uso como recurso didático para alunos com deficiência visual.

Viaro, F. S., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and S. L. Sapper, "Da ideia ao conceito de produto: o uso de técnicas criativas combinadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de novos produtos de design", Estudos em Design (Online), vol. 23, pp. 49 - 60, 2015. AbstractFull Text

A criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.

Teixeira, F. G., P. Thormann, R. P. da Silva, and T. L. K. da Silva, ""Design gráfico" e a worldskills competition: verticalização do ensino e o mercado de trabalho", Competência - Revista da Educação Superior do Senac-RS, vol. 8, pp. 75 - 90, 2015. AbstractFull Text

This article investigates the systematization of technical education in “graphic design”, issues related to curriculum and to structuring guidelines of technical courses at secondary level, and also its technological area. It also explains the use of specific nomenclature in each mode of education, the relations of the verticalization of technical education at secondary level, according to the Ministry of Education and considerations related to professional occupations listed in the Brazilian Classification of Occupations of the Ministry of Labor and Employment. The article also explores the national and international scientific competitions, associated with professional education at secondary level often entitled Knowledge Olympics or Professional Training Tournaments. The information presented uses the National Catalogue of Technical Courses proposed in 2008, the Brazilian Classification of Occupations, the Knowledge Olympics guidelines developed and organized by the National Service of Industrial Education, and the rules and guidelines of the International Tournament of Professional Training - WorldSkills Competition- as a checking basis. In addition, the study aims to reflect on a contribution to the labor market and also to the technological, scientific and cultural development of the society through the verticalization of technical education supported by scientific competitions in the graphic design field.