É Vice-Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde dezembro de 2015, Coordenador Substituto do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS desde abril de 2015, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Design da UFRGS no período 04/2011- 04/2015, sendo professor do quadro permanente desde a fundação do Programa, em 2007. Professor Associado do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS. Foi Chefe do Departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS nos períodos 2007-2009 e 2011-2013 e é Chefe Substituto desde Set/2013. Foi Coordenador dos cursos de Graduação em Design de Produto e de Design Visual da UFRGS (de Set/2010 a Set/2011), onde também ministra as disciplinas de Projeto de Produto IV (Design da Mobilidade) e Geometria Descritiva. Possui Pós-Doutorado na Universidade do Porto em Portugal na área de projeto de juntas adesivas e sua aplicação no desenvolvimento de produtos com bolsa CAPES da área de Design (2009-2010). Possui Doutorado em Engenharia Mecânica na área de modelagem geométrica paramétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Mestrado em Engenharia Civil com ênfase na simulação computacional de estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988). Fez parte da equipe de criação dos cursos de graduação em design (2005), de mestrado em design (2006 e 2007) e de doutorado em design (2011 e 2012). Trabalha com projetos de pesquisa relacionados à metodologia de projeto e processos criativos, ao design virtual de produtos, ao projeto de produtos e à representação e modelagem, incluindo computação gráfica, modelagem geométrica paramétrica, simulação numérica de estruturas, realidade virtual e visualização científica. Também atua em pesquisa na área da Tecnologia Assistiva, orientando trabalhos de mestrado na área. Atua em projetos de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias educacionais abrangendo os seguintes temas: learning design, ambientes virtuais de aprendizagem, objetos de aprendizagem, geometria descritiva e hipermídia.

Recent Publications

Câmara, A., F. G. Teixeira, J. P. Duarte, L. Ferrão, M. Passos, N. Correia, P. Maldonado, and P. E. Correa, "Inspædia: [Almost] Everything About Simplicity, Playfulness and Inspiration", Advances in Ergonomics Modeling, Usability & Special Populations, vol. 486: Springer, pp. 231 - 243, 2016, 2017. Abstract

The aim of this paper is to disclose the new research developments and the results from the systematization of experience and user interaction with the Inspaedia (a new web knowledge " Agora "), to inspire a dynamic, collaborative, and interactive intelligence among the inspaediers. We will explain in detail and describe the design process and discuss the ultimate design interaction concept and development regarding (almost everything about) simplicity and playfulness of the inspaediers' experience to transform relevant information (related > mean-full > useful) in productive knowledge (inspiration > insight > foresight) in a very easy and quick way (usability: learnability; understandability; operability; attrac-tiveness…), with a smile in the face (satisfaction) and a wow in the mind (or in the soul).

Brendler, C. F., F. G. Teixeira, F. P. da Silva, and M. S. Müller, "Uso da digitalização 3D do corpo humano para desenvolvimento de produtos personalizados: Análise comparativa entre os scanners Artec EVA e o Kinect", Estudos em Design (Online), vol. 24, pp. 41 - 60, 2016. AbstractFull Text

The aim of this paper is comparing both tridimensional scanners: white light Artec Eva; and Infra-red light Microsoft Kinect. This comparison enables evaluate possibilities of these equipments for developing user-centered product projects. It was carried out comparison's concerning both precision and dimensional deviation through virtual and physical models generated by CAD and CAM systems. It was verified the need of eliminating the human body movement by using physical models in the performed analysis. As a result, both scanners demonstrated measurement precision, with the advantage of Artec Eva over Microsoft Kinect. The selection of the most appropriated scanner concerning the projects needs evolves factors such as: the available cost for the project; and the required precision fidelity for the aimed product. Both digital scanners considered in this paper contribute to the development of customized products, showing the relationships between tools and needed product fidelity.

Brendler, C. F., F. G. Teixeira, W. Kindlein, M. Pohlmann, and W. Rossi, "FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo Horizonte, pp. 2389 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

Dados obtidos com o Censo Demográfico, em 2010, revelaram que quase 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a de maior ocorrência. Dentre as políticas sociais que buscam atender às diferentes necessidades dos cidadãos, vale destacar o direito universal à educação. Recursos didáticos de diferentes naturezas vêm sendo empregados como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Vale, porém, questionar se esses recursos são realmente eficazes na compreensão de determinados conteúdos? Assim, o presente trabalho propõe a validação de modelos didáticos 3D para permitir a compreensão de sistemas nanoestruturados por deficientes visuais. A avaliação dos modelos foi realizada por usuário cego e, para tanto, foi utilizada uma adaptação do instrumento SETT (Alunos, Ambiente, Tarefas e Ferramentas). Os resultados indicam que os modelos produzidos por impressão 3D necessitam de revisão no que tange à legenda em Braille, mas, quanto aos demais aspectos, são viáveis para o uso como recurso didático para alunos com deficiência visual.

Teixeira, F. G., "UM MODELO EVOLUTIVO PARA O PROCESSO DE GERAÇÃO E SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS EM DESIGN", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo HorizonteSão Paulo, Editora Blucher, pp. 4374 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

The conceptual design step is the most complex of the design process and brings great challenges to designers. The number of possible concepts from a combination of functional principles can reach millions. This could derail an exhaustive search for the best possible concepts. So, this work proposes an evolutionary approach to that problem. The result is a framework based on a Genetic Algorithm (GA) that combines the specific properties of the design process with the core of GA, improving this process as a natural evolution.

Brendler, C. F., and F. G. Teixeira, "Método para obtenção de medidas antropométricas utilizando um digitalizador 3D de baixo custo", Revista Design & Tecnologia, vol. 6, pp. 53 - 67, 2016. AbstractFull Text

The aim is to develop a method for obtaining anthropometric parameters using a low cost three-dimensional digitizer. The research methodology is divided in five steps: literature review; collection and analysis of anthropometric data using the direct method and also the development of the indirect method for obtaining anthropometric measurements; comparison and data analysis; discussion of results and the completion of the research. The digitization process developed it is based on Microsoft Kinect, a low-cost device, and also on the software kscan3D. For the anthropometric collection from the three-dimensional model is used Autodesk 3D Studio Max. This research presents requirements and constraints for generate the three-dimensional model in order to obtain a mesh with satisfactory precision. It is presented a flowchart to guide the implementation of the developed method in the design process as well as a summary table containing guidelines for this application. The developed method achieved 97.96% of compatibility considering the results of the measured variables in relation to the direct method. These results were obtained with an exposure time of the individual of only 3 minutes and 28 seconds, which is less than the time required in the direct method – 1 hour and 12 minutes. This demonstrates one major contribution of the developed method.