Geração de Alternativas

Senna, C. E., and F. G. Teixeira, "Rendering: a evolução da linguagem gráfica, seus precursores e sua relação com o design de produto", REVISTA BRASILEIRA DE EXPRESSÃO GRÁFICA, vol. 5, pp. 48 - 68, 2017. AbstractFull Text

This article focuses the evolution of a graphical language, introduced at the start of the twentieth century, namely with the term Rendering, in the USA. The works of Raymond Loewy, Norman Bel Geddes, Henry Dreyfuss and Walter Dorwin Teague between 1930 and 1960 were chosen as subjects of analysis. This article presents an overall view of their projects at the time, knowing that they were pioneers in changing the visuality, construction and presentation of images. As a methodological strategy, our research took the biographies of different authors, their main projects, collaborations and individual image productions into consideration. In carrying out our research, it became clear that precursors of this graphic language were not treated with appropriate consideration in design literature. Even today, when the subject is dealt with, it's often treated lightly, even in specialized biographies.

Teixeira, F. G., "UM MODELO EVOLUTIVO PARA O PROCESSO DE GERAÇÃO E SELEÇÃO DE ALTERNATIVAS EM DESIGN", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo HorizonteSão Paulo, Editora Blucher, pp. 4374 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

The conceptual design step is the most complex of the design process and brings great challenges to designers. The number of possible concepts from a combination of functional principles can reach millions. This could derail an exhaustive search for the best possible concepts. So, this work proposes an evolutionary approach to that problem. The result is a framework based on a Genetic Algorithm (GA) that combines the specific properties of the design process with the core of GA, improving this process as a natural evolution.

Viaro, F. S., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and S. L. Sapper, "Da ideia ao conceito de produto: o uso de técnicas criativas combinadas para auxiliar no processo de desenvolvimento de novos produtos de design", Estudos em Design (Online), vol. 23, pp. 49 - 60, 2015. AbstractFull Text

A criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.