Citation:
Dagnino R, KALSING R, SILVA R. A agricultura urbana e periurbana aproximando a população da agroecologia e promovendo segurança alimentar e nutricional. Cadernos de Agroecologia. 2022;17(3). copy at www.tinyurl.com/2l7ld3ar

Abstract:

Este trabalho apresenta o projeto de extensão Agricultura Urbana e Periurbana, Alimentação, Educação e Saúde, iniciado em 2018 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Campus Litoral Norte. O diálogo entre a universidade, gestores públicos, escolas, organizações não-governamentais e moradores da região fomentou o debate sobre agricultura, agroecologia, alimentação e saúde. Percebeu-se que havia demanda por cursos teórico-práticos que pudessem consolidar a formação técnica em torno dessas temáticas. O projeto iniciou realizando um mapeamento das hortas comunitárias urbanas e periurbanas na região e ofereceu cursos fomentando a inclusão de populações vulneráveis, articulando o direito humano à alimentação e o direito à cidade, propondo o aumento da produção de alimentos no espaço urbano.

Download: