Antropossolos, solos antrópicos, terrenos e depósitos tecnogênicos

Citation:
Dagnino R. Antropossolos, solos antrópicos, terrenos e depósitos tecnogênicos.; Forthcoming. copy at www.tinyurl.com/y9uq5cjf

Em 2005, iniciei o mestrado em Geografia na Universidade Estadual de Campinas. Meu orientador foi Francisco Ladeira e o co-orientador foi Salvador Carpi Junior.

No primeiro ano, me inscrevi na disciplina de Solos Tropicais (no curso de Pós-graduação em Geografia, Universidade Estadual de Campinas) ministrada pelo meu orientador Prof. Francisco Ladeira.

O trabalho final seria em forma de uma apresentação, que ao final do semestre seria realizada no espírito de um seminário reunindo os trabalhos de todos alunos. Eu me interessei muito sobre os solos antropogênicos, apresentados durante uma das aulas e comecei a me aprofundar no tema. Queria que meu trabalho final reunisse algumas contribuições para o estudo do Quinário-Tecnógeno a partir da análise dos solos.

Iniciei por um levantamento bibliográfico na nossa biblioteca do Instituto de Geociências que tinha muita coisa interessante e me chamou a atenção os trabalhos do professor Antonio Manoel dos Santos Oliveira (Link para currículo aqui).

Depois do levantamento bibliográfico e também um trabalho de campo com o pesquisador Ricardo Coellho (IAC) e sua aluna de iniciação científica Daniela Gomes (PUC-Campinas) o trabalho foi apresentado aos colegas da disciplina e o professor Ladeira. Tendo sido aprovado na disciplina e tendo em vista que foi bastante comentado pelos colegas fiz uma versão em PDF da apresentação e também online na plataforma Slide Share -  http://www.slideshare.net/ricardosdag/antropossolo-presentation (DAGNINO, 2005).

A proposta era apresentar argumentos que possam justificar o estudo do solo como um fator de identificação de áreas de deposição tecnogênica, baseada na literatura de pedologia e nos avanços que a Embrapa Florestas tem feito em suas pesquisas de remediação de solos contaminados. Este trabalho se justifica pois nos últimos anos, conceitos largamente utilizados pelas ciências da Terra vem sofrendo alterações, em grande parte, motivadas pelas mudanças ambientais causadas pelo homem organizado em sociedade. A necessidade de reconceituar o solo, enquanto fator de fundamental importância no entendimento das transformações ocorridas durante o tempo geológico recente, é colocada em função do ritmo crescente das alterações ambientais e da complexidade que envolve as suas relações causais.

Em viagem à vila de Picinguaba, município de Ubatuba, São Paulo, eu e o colega Marcos Freitas soubemos que havia ocorrido um movimento de massa (deslizamento) e que duas pessoas haviam morrido. O evento estaria relacionado a alterações antropogênicas nas encostas. Isso motivou o trabalho que enviamos para o X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA, que seria realizado em Guarapari, Espírito Santo, em outubro de 2005. O trabalho foi publicado nos anais  sob o título "Identificação de Antropossolos em Picinguaba (Ubatuba, SP) para o estudo do Tecnógeno" (DAGNINO et al, 2005). O evento foi muito produtivo e conheci pessoalmente o próprio professor Antonio Manoel dos Santos Oliveira (Link para currículo aqui), um dos inspiradores para o meu trabalho inicial.

Em 2017, a dissertação de mestrado na área de Geografia elaborada por Mariana Dias (2017) fez um levantamento de alguns estudos que tratam de solos antropizados publicados no Brasil entre 2005 e 2015 sobre antropossolos. Dentre eles, está o trabalho de Dagnino et al (2005) como o primeiro da lista como se pode ver na tabela que consta na página 19 e foi reproduzida a seguir.

Referências

DAGNINO, R.; FREITAS, M. ; VALERIANO, M. ; LADEIRA, F. ; CARPI JUNIOR, S. . Identificação de Antropossolos em Picinguaba (Ubatuba, SP) para o estudo do Tecnógeno. 2005. In: X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário - ABEQUA, 2005, Guarapari, ES. Anais do X Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Quaternário, 2005. p. 6 p. http://www.abequa.org.br/trabalhos/0064_x_abequa_dagninoetal.pdf.
A apresentação pode ser visualizada em http://www.slideshare.net/ricardosdag/identificao-de-antropossolos.

DAGNINO, R. S.. Antropossolo: A metamorfose do solo pela ação do homem. 2005. Material para Disciplina de Solos Tropicais ministrada pelo Prof. Francisco Ladeira; Inst. promotora/financiadora: Unicamp.

DIAS, Mariana Andreotti. Antropossolos: enquadramento taxonômico e implicações ambientais. Dissertação (Mestrado) em Geografia, Pós-Graduação em Geografia, Setor de Ciências da Terra, da Universidade Federal do Paraná. (Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vedor de Paula.) Curitiba: UFPR, 2017. https://www.prppg.ufpr.br/siga/visitante/trabalhoConclusaoWS?idpessoal=18185&idprograma=40001016035P1&anobase=2017&idtc=1320

OLIVEIRA, Antonio Manoel dos Santos; AUGUSTO FILHO, Oswaldo. Análise de movimentos de massa com base em observações do evento do ano 2000 de Campos de Jordão. Solos e Rochas , São Paulo, v. 28, n.1, p. 99-111, 2005. Download: http://professor.ufrgs.br/dagnino/files/oliveira_augusto_filho_2005_analise_movimentos_massa.pdf