Gestão pública e administração pública podem ser consideradas sinônimas em uma primeira abordagem, embora um olhar mais aprofundado mostre que existem diferenças. De uma forma geral, a professora Fernanda Neves (2012, p.235), da Faculdade de Políticas Públicas “Tancredo Neves” da Universidade do Estado de Minas Gerais, diz que:
- Administração pública, tem um sentido mais amplo, mais genérico, mais abstrato indicando um instrumento do estado ou um conjunto de processos.
- A gestão pública é mais restrita, mais específica, mais concreta apontando para o efetivo exercício de uma determinada atividade.
De acordo com o Glossário da Câmara dos Deputados (BRASIL, 2006):
- Administração pública é um instrumento de ação do Estado estabelecido com propósito de cumprir suas funções básicas, sobretudo as relativas aos serviços indispensáveis e a satisfação das necessidades coletivas (BRASIL, 2006, p. 2)
- Gestão pública é a prática de atos fundados na competência legal para gerir uma parcela do patrimônio público sob responsabilidade de uma determinada unidade. Aplica-se o conceito de gestão a fundos, entidades supervisionadas e a outras situações em que se justifique administração distinta (BRASIL, 2006, p. 30).
Referências
NEVES, Fernanda. Gestão Pública. In: CASTRO, Carmem Lúcia; GONTIJO, Cynthia; AMABILE, Antônio Eduardo. (org.). Dicionário de políticas públicas. Barbacena: EdUEMG, 2012. (p. 235-236). Disponível em: https://bd.camara.leg.br/bd/handle/bdcamara/13076
BRASIL. Glossário do Portal da Câmara dos Deputados. Brasília: Câmara dos Deputados, 2006. https://www2.camara.leg.br/glossario/arquivos/glossario-em-formato-pdf