HyperCAL3D ? MODELADOR DE SÓLIDOS PARA GEOMETRIA DESCRITIVA

Citation:
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, J. L. F. Aymone, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "HyperCAL3D ? MODELADOR DE SÓLIDOS PARA GEOMETRIA DESCRITIVA", VII International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho TécnicoANAIS do GRAPHICA''2007, Curitiba, pp. - , 2007. copy at www.tinyurl.com/z3watu9

Date Presented:

Abstract:

Este trabalho apresenta um modelador 3D utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem de geometria descritiva através do paradigma do design-based learning. O HyperCAL 3D foi desenvolvido para que os alunos possam representar em 3D os projetos elaborados a partir dos conceitos de geometria descritiva e, assim, estabelecer relações entre as representações convencionais e a geometria dos objetos em três dimensões. O programa foi implementado em linguagem Delphi e utiliza a realidade virtual, através da linguagem VRML, para visualização dos objetos gerados. A utilização desta ferramenta inovadora tem permitido um salto de qualidade na aprendizagem da geometria descritiva como pode ser visto nos exemplos de projetos desenvolvidos pelos alunos.

Full Text