Populações indígenas

Arruti JM, Dowbor M, Simoni A, Estanislau B, DAGNINO R, Waldvogel D, Torini D, Cazolato D, Azevedo M. Desigualdades étnico-raciais no Brasil: análise dos povos indígenas e das comunidades quilombolas. São Paulo: CEBRAP; 2014.relatorio_texto_final_cebrap_16junho2014_def.pdf
Estanislau B, Lombardi T, Simoni A, Dagnino R, Arruti JM, Azevedo MM. Em campo minado: políticas públicas de reconhecimento, categorias étnicas nos censos, e o Estado nacional multicultural.; 2014. Abstractestanislau_et_al_2014_abep_em_campo_minado_politicas_publicas_reconhecimento_etnico.pdf

Reconhecer a diversidade étnica e promover políticas públicas tem sido um dos desafios enfrentados por muitos países na América Latina, principalmente a partir da década de 1990. Uma maneira encontrada para encará-lo foi através de mudanças na captação dos dados sobre etnicidade, tendo a maioria dos países da América Latina desenvolvido em seus censos novas categorias acompanhadas muitas vezes de uma total reformulação das questões e quesitos que a compõe. Contudo, embora seja um esforço que vem se mostrando positivo e feito em parceria por governos, sociedade civil e terceiro setor, em muitos casos os resultados tem colocado outras questões em jogo. Como captar a pluralidade étnica através de quesitos em questionários de pesquisas oficiais? O que fazer com essa pluralidade que vai se descortinando através das novas categorias que estão sendo captadas pelos Censos demográficos? Como Estados Nacionais tem equacionado políticas públicas que contemplem tal pluralidade? Essas, dentre outras, têm sido questões centrais. Com o objetivo de responder (ou ao menos iniciar o debate) a essa pergunta, este trabalho faz um estudo comparativo entre o caso do Brasil e da Colômbia. Para tanto recortamos como eixo central do artigo uma análise dos censos demográficos dos dois países, perfazendo um histórico e recuperando as mudanças nos quesitos do censo que se referem à captação de diversidade étnica e racial. Juntamente à tal análise, trazemos avaliações do impacto das mudanças nos dispositivos legais, constitucionais principalmente, nas mudanças ocorridas na forma de captação de etnicidade nos censos demográficos. Organizamos este trabalho em dois eixos: primeiramente na apresentação dos estudos de caso (Brasil e Colômbia), com o histórico do quesito étnico em seus respectivos censos e algumas análises específicas para cada um deles. Na sequência colocamos em comparação direta os dois casos e analisamos a maneira pela qual o contexto local influencia na forma com que se escolhe captar a diversidade étnica. Fechando o texto problematizamos a discussão sobre etnicidade, raça, e cor e como essas três categorias operam, ao menos nesses dois países, como categorias a nortear não só a luta política por reconhecimento, mas também a própria construção da identidade. Igualmente discutimos como os marcadores e categorias segundo as quais há uma identificação e categorização (BRUBAKER; COOPER, 2000; BRUBAKER; LOVEMAN; STAMATOV, 2004; BRUBAKER, 2009) dos grupos e dos indivíduos a partir de pressupostos diferenciados para o Estado e para os grupos populacionais, demonstrando como os quesitos do censo não são neutros, mas estão, ao contrário, forjados em um campo minado.

Simoni A, Dagnino R. Dinâmica demográfica da população indígena em áreas urbanas: o caso da cidade de Altamira, Pará. Revista Brasileira de Estudos de População. 2016;33(2):303-26. Abstract2016_rebep_simoni_dagnino.pdfScielo

This paper focus on indigenous people in the municipality of Altamira, in the State of Pará, Brazil, emphasizing the presence of indigenous people in urban areas and especially in the city of Altamira. The purpose here is to understand the dynamics and movements of these populations in regard to the data produced about them and the data produced by them. For that, data from fieldwork are used, as well as the demographic censuses data of 2000 and 2010, produced by the Brazilian Institute of Geography and Statistics, and also information from surveys produced because of the construction of the hydroelectric plant of Belo Monte to identify the indigenous people living in the city. The paper intends to capture the processes by which the indigenous population has passed and still passes, highlighting the threats posed by the Belo Monte dam construction and by political forces that have put this population at risk. The results point to a growing presence populations in urban areas, mainly from the Juruna, Kuruaya and Xipaya ethnicities who once seemed to have decreased significantly, but underwent to a demographic recovery process in the city, associated with a political movement pivot around their ethnic identity since the 1990's.

Lombardi TT, Simoni AT, Estanislau BR, Dagnino RS, Arruti JM. Ethnicity and race data collection at some Latin American countries census.; 2013. Abstractlombardi_et_al_iussp_ago15.pdf

Latin America has tried to cope with ethnicity and race issues since the beginning of the colonization process till current days, therefore, how to collect this information is also a sensible point on census matter. Additionally, different countries build their racial and ethnical identity based on different criteria. From that we built an analysis of the criteria used by the last two Censuses round of Argentina, Brazil, Colombia, and Ecuador in South America. For that, initially, census criteria used to represent ethnic and racial categories in those four countries were assembled into a comparative table. Following it were assessed the constitutional and law changes concerning ethnical and racial issue, alongside the social movements/civil society demands for the same period. It made possible seeking the changes on census criteria for ethnic and racial data collection within and among those countries, highlighting the differences on how each country officially deal with their population diversity, as much as the legal disposition and census criteria intertwining changes. The results lead us to the main argument of the text: racial and ethnical data are a product of constitutional disposition reviews motivated by social demands and political relations in a very controversial environment.

Simoni A, Dagnino R. Uma análise da população indígena na cidade de Altamira, Estado do Pará, com base nos dados do Censo 2010. Águas de Lindóia, São Paulo; 2012. Abstract

O Censo 2010 traz diversos dados que permitem uma análise mais pormenorizada da dinâmica populacional indígena, possibilitando novos debates e acumulação de conhecimento sobre esta. Assim, com base nestes dados este trabalho pretende entender as principais dinâmicas da população indígena no município de Altamira, Estado do Pará, em específico os indígenas residentes na sede municipal e, em especial, as populações Arara, Juruna, Kuruaya e Xipaya. Uma análise histórica da cidade mostra a presença crescente de diversos grupos
indígenas, que nos últimos anos passou e ainda passa por um processo de etnogênese. Para compreendermos de maneira mais ampla os processos pelos quais esta população passou e passa, incorporaremos à análise o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da usina hidrelétrica de Belo Monte, que nos ajuda a traçar de maneira mais precisa a situação atual desta.

DAGNINO R. Dinâmica demográfica e indicadores socioeconômicos em escala intramunicipal na fronteira: Municípios de Altamira e São Félix do Xingu, Estado do Pará, entre 2000 e 2010. do Carmo RL, editor. Campinas: Doutorado (Demografia). Universidade Estadual de Campinas.; 2014. Abstract2014_dagnino_ricardo_doutorado.pdf

Resumo: Este trabalho trata das diferenças socioeconômicas existentes no interior dos municípios de Altamira e São Félix do Xingu (PA), situados na fronteira de expansão amazônica. A metodologia desenvolvida compreende três procedimentos. O primeiro, de aquisição da informação, foi a construção de 52 indicadores socioeconômicos (taxa de analfabetismo, renda, etc.) e demográficos (estrutura etária, razão de sexos, etc.) referidos ao nível intramunicipal. A fonte utilizada foram os Censos Demográficos de 2000 e 2010 e a Contagem de População 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresentam dados agregados por setores censitários (que totalizavam 154 em 2000 e 315 em 2010), que é a menor unidade de representação dos dados. O segundo procedimento, já de tratamento da informação, foi a definição de 29 unidades espaciais intra e trans municipais mediante o agrupamento dos setores censitários de acordo com sua situação (rural e urbana), categoria de localidade (povoado, vila, cidade, etc.) e critérios que garantam o acompanhamento de sua trajetória temporal (2000 a 2010). O terceiro, apoiado nas matrizes ponderadas e permutáveis de Bertin, permite o cruzamento dos 52 indicadores com as 29 unidades espaciais, e levou à construção de 11 agrupamentos dessas unidades, possibilitando a verificação de diferenças (e semelhanças) socioeconômicas entre eles. Dado que objeto de análise concebido pela metodologia é o espaço intramunicipal, torna-se possível captar diferenças socioeconômicas existentes entre: (1) unidades espaciais urbanas e rurais; (2) unidades espaciais urbanas da mesma categoria; (3) unidades rurais situadas dentro e fora de áreas protegidas; (4) unidades rurais situadas nos dois tipos de áreas protegidas (terras indígenas e unidades de conservação). Os resultados obtidos permitem análises de tipo sincrônico, através de comparações entre indicadores de distintos agrupamentos no mesmo ano e explicitam correlações entre indicadores relativos a um mesmo agrupamento, como renda e analfabetismo; e diacrônico, que possibilitam avaliar e correlacionar a evolução temporal de distintos indicadores do mesmo agrupamento. Num plano mais genérico, considera-se que as características da metodologia desenvolvida tornam possível seu emprego para avaliar diferenças socioeconômicas existentes entre agregados populacionais selecionados segundo critérios de distintas naturezas (administrativa, ambiental, social, entre outras possibilidades).

Abstract: This works deals with the internal socioeconomic differences on the municipalities of Altamira and São Félix do Xingu, Pará state, situated on the frontier expansion of Amazonia The methodology comprises three procedures. The first, acquiring information, was the construction of 52 socioeconomic indicators (illiteracy, income, etc.) and demographic indicators (age structure, sex ratio, etc.) referred to intra-municipal level. The source used was the Demographic Census of 2000 and 2010 and the 2007 Population Count, by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE), that present data aggregated by census tracts (between 100 and 300, depending on the year), which is the smallest unit data representation. The second procedure, processing information, was the definition of 29 intra and trans municipal spatial units by grouping census tracts according to their situation (rural and urban) and type of locality (village, town, city, etc.) and criteria that enable the monitoring of its temporal trajectory (2000-2010). The third, supported by the Bertin's "weighted and exchangeable matrix", permitting the "cross" of the 52 indicators with 29 spatial units, led to the construction of 11 units of these clusters, allowing the verification of socioeconomical differences (and similarities) between them. Since the object of analysis, designed by the methodology, is intramunicpal space, it becomes possible to capture existing socioeconomic differences between: (1) urban and rural spatial units; (2) urban spatial units of the same type; (3) rural units located within and outside protected areas; and (4) rural units located in two types of protected areas (indigenous lands and conservation units). The results obtained allows synchronic analysis, by comparing between indicators of different classes in the same year and explain correlations between indicators of the same group, such as income and illiteracy; and diachronic, in order to assess and correlate the temporal evolution of different indicators in the same group and the same indicator for the different groups. On a more general level, it is considered that the characteristics of the developed methodology make its use possible to evaluate existing socioeconomic differences among population clusters that transcend municipal division designed according to criteria of different natures.