Uma nova estrada conectando Imbé e Osório

A prefeitura municipal de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, em 2021 parece estar retomando diversos projetos de construção de acessos viários. Primeiro veio a notícia de uma nova ponte entre Imbé e o município vizinho Tramandaí (ILHA et al., 2021), depois a duplicação da Avenida Paraguassú (IMBÉ, 2021) e agora está sendo debatida a construção de uma nova estrada ligando os municípios de Imbé e Osório, no litoral Norte do Rio Grande do Sul. Conforme foi divulgado pela prefeitura de Imbé diretamente no site (RAMON, 2021).

Trata-se de uma nova estrada ligando os municípios porque já existe a Estrada do Mar (ERS-389). Dessa vez, a conexão seria para estender a rodovia/avenida Paraguassú conectando o bairro Imara de Imbé com o distrito de Atlântida Sul em Osório e os registros fotográficos da reunião indicam que a estrada passaria por área de dunas. 

Segundo consta na reportagem no site da prefeitura (RAMON, 2021):

Uma das ideias, proposta em fevereiro através de iniciativa do vereador imbeense Caio Sant’ana (PT), é unir as duas pontas da Avenida Paraguassú criando uma via direta que ligará o balneário Imara, em Imbé, com a praia de Atlântida Sul, pertencente a Osório. “Na divisa entre as duas cidades há um trecho de aproximadamente 1,6km por onde deveria passar a via, mas não há qualquer tipo de pavimentação ou demarcação que permita o tráfego de veículos. Nossa ideia é buscar as licenças necessárias e viabilizar a construção desta nova opção de ligação entre os municípios”, explicou o prefeito de Imbé Ique Vedovato.

A outra pauta discutida entre os municípios é a reconstrução da Avenida Beira-Mar, popularmente conhecida como “Interpraias”, que é a atual ligação secundária entre os municípios. O trecho da via tem sofrido constantemente com a erosão por conta da ressaca do mar. “Nossa ideia é que o atual traçado seja modificado, recuando mais ao sentido oeste, que é o oposto a praia, e permitindo a recomposição das dunas frontais, na área atualmente ocupada pela pista. Estas dunas voltariam ao seu lugar natural e ajudariam a proteger a estrada”, detalhou o prefeito de Imbé.

Pela análise do registro fotográfico e dos relatos acima percebe-se que a estrada terá cerca de 1,6 km e passará sobre área de dunas.

Registro fotográfico da reunião com prefeitos e secretários de Imbé e Osório (RAMON, 2021)

Detalhe do mapa sobre a mesa no registro fotográfico da reunião com prefeitos e secretários de Imbé e Osório (RAMON, 2021)

Carta imagem elaborada por Ricardo Dagnino (2021) no Google Earth com base no registro fotográfico (RAMON, 2021)

Referências

ILHA, Elisa; MORENO, Ignacio; CAMARGO, Yuri. Que pontes queremos para o futuro dos botos e da pesca artesanal no RS? Fauna News, 15/10/2021. Disponível em: http://faunanews.com.br/2021/10/15/que-pontes-queremos-para-o-futuro-dos-botos-e-da-pesca-artesanal-no-rs-2/. Acesso 20/10/2021.

IMBÉ entrega ao DAER-RS projeto de duplicação da Paraguassú. Revisa News, 28/07/2021. Disponível em: https://revistanews.com.br/2021/07/28/imbe-entrega-ao-daer-rs-projeto-de-duplicacao-da-paraguassu/ e https://professor.ufrgs.br/dagnino/files/imbe_entrega_daer-rs_projeto_duplicacao_paraguassu_2021.pdf. Acesso 20/10/2021.

RAMON, Talis. Imbé e Osório avançam na discussão por novas ligações entre os municípios.  Site da Prefeitura Municipal de Imbé - 19/10/2021. Imbé, Rio Grande do Sul, 2021. Página da prefeitura de Imbé (clique aqui) ou no PDF (https://professor.ufrgs.br/sites/default/files/dagnino/files/noticia_imbe_e_osorio_ligacao_entre_municipios_2021.pdf). Acesso 20/10/2021.