ecological psychology

Carvalho, E. M. (2024).  Valores na Ciência e a perspectiva ecológica do conhecimento científico. Ciência: epistemologia e ensino. , Rio de Janeiro: Editora do PPG Filosofia da UFRRJ Abstract

A ideia de que a ciência — ou ao menos as atividades científicas que são consideradas as mais essenciais para a ciência — deve ser livre de valores é bastante difundida. Neste capítulo, vou discutir essa tese, normalmente entendida como um ideal de ciência. Na primeira seção, introduzo alguns conceitos e distinções que são importantes para entender essa tese, como a diferença entre valores cognitivos e não-cognitivos. Na segunda seção, discuto o papel dos valores na seleção de problemas e na metodologia científica. Na terceira seção, apresento dois argumentos canônicos contra o ideal da ciência como livre de valores: o argumento da lacuna explicativa, de Helen Longino (1990), e o argumento do risco indutivo, de Heather Douglas (2009). Na quarta seção, discuto algumas respostas a esses argumentos. Por fim, na última seção, a partir da abordagem ecológica, exploro e sustendo a ideia de que a reconcepção da ciência como uma atividade social situada e adaptativa supera a dicotomia entre fato e valor que subjaz a discussão. Essa nova concepção de ciência nos permite acomodar melhor os resultados dos argumentos apresentados na terceira seção.

Carvalho, E. M. (2024).  A percepção afetiva de affordances. Síntese Revista de Filosofia. 51(161), 413-435. AbstractWebsite

Em virtude da virada afetiva nas ciências cognitivas, nota-se um interesse crescente em atualizar a psicologia ecológica para que ela incorpore de modo mais frontal o papel da afetividade na percepção. A distinção entre affordances e solicitações foi introduzida com esse propósito. As primeiras são relações mais estáveis entre o ambiente e habilidades disponíveis em uma forma de vida e não dependem da percepção, nem dos estados afetivos de organismos particulares, ao passo que as solicitações são transitórias, individuais, dependentes da percepção e profundamente emaranhadas aos afetos correntes de um organismo em particular. Rob Withagen radicaliza essa distinção em dois aspectos: (i) affordances deixam de cumprir um papel explicativo do comportamento do organismo, apenas solicitações o fazem; (ii) solicitações não são apenas affordances relevantes afetivamente carregadas, elas abrangem também percepções errôneas afetivamente carregadas. Argumento que Withagen foi longe demais. Se entendemos as affordances como uma relação entre as habilidades de um organismo individual e o seu ambiente, então já temos recursos suficientes para incorporar a afetividade. Afetos tanto constituem habilidades perceptuais quanto modulam o seu exercício, de modo que não há percepção de affordance completamente livre de afetividade. Estados afetivos são cruciais para dirigir a nossa atenção para as possibilidades de ações que são relevantes para a atividade em que estamos engajados e para nos dar um senso da qualidade da nossa relação com o ambiente.

Affective Affordances: direct perception meets affectivity

Affective Affordances: direct perception meets affectivity

Foi publicado a edição especial Fenomenologia, Ação, cognição e afetividade. Tive o prazer de contribuir com o texto "Affective Affordances: direct perception meets affectivity". Neste artigo, exploro as maneiras pelas quais a afetividade pode afetar a percepção na perspectiva ecológica e indago se isso afeta a percepção direta. Minha conclusão é que, ao contrário, a afetividade possibilita um engajamento ainda mais fino com o ambiente.

Introdução à Psicologia Ecológica

Introdução à Psicologia Ecológica

O capítulo "Psicologia Ecológica: da percepção à cognição social", que serve como introdução à abordagem de James Gibson e Eleonor Gibson à percepção, foi publicado no livro Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição, organizado por Marcus José Alves de Souza e Maxwell Morais de Lima Filho. O livro está disponível gratuitamente no site da Editora Fi.

Carvarlho, E. M. (2022).  An ecological approach to hinge propositions. Sképsis. XIII(25), 1-16. AbstractWebsite

In this paper, I argue that hinge propositions are ways of acting that constitute abilities or skills. My starting point is Moyal-Sharrock’s account of hinge propositions. However, Moyal-Sharrock’s account leaves gaps to be filled, as it does not offer a unified explanation of the origin of our ungrounded grounds. Her account also lacks resources to respond to the issue of demarcation, since it does not provide a criterion for distinguishing ways of acting that can legitimately fulfill the role of ungrounded grounds from those that cannot. Without an answer to this issue, the relativistic threat is serious. I then propose that by narrowing the ways of acting to those that are constitutive of abilities, we can deal with the relativistic threat. I provide an ecological approach to abilities through which I explain why abilities are reality-soaked and therefore why the ways of acting that constitute them are legitimate ungrounded grounds. Based on that approach, I provide an
answer to the issue of demarcation that defuses the relativistic threat.

Carvalho, E. M. (2022).  Affective Affordances: Direct perception meets affectivity. Perspectiva Filosófica. 49(5), 19-51. AbstractWebsite

In this paper, I explore and examine different ways in which affectivity is related to perception within ecological psychology. I assess whether some of those ways compromise the realist and direct aspects of traditional ecological perception. I sustain that they don’t. Affectivity, at least in some cases, turns the perception of fine-grained affordances possible. For an engaged perceiver, affectivity is not optional.

O Disjuntivismo Ecológico e o argumento causal

O Disjuntivismo Ecológico e o argumento causal

Apresentei o trabalho "O Disjuntivismo Ecológico e o argumento causal" no GT-Ceticismo. Aproveite para acompanhar outras falas do encontro do GT. O meu trabalho será publicado no próximo ano na revista Trans/Form/Ação.

Carvalho, E. M. (2023).  O disjuntivismo ecológico e o argumento causal. Trans/Form/Ação. 46(Edição Special 1), 147-174. AbstractWebsite

Neste artigo, argumento que a abordagem ecológica da percepção oferece recursos para desarmar o argumento causal contra o disjuntivismo. Segundo o argumento causal, como os estados cerebrais que proximamente antecedem a experiência perceptiva e a experiência alucinatória correspondente podem ser do mesmo tipo, não haveria portanto uma boa razão para rejeitar que a experiência perceptiva e a experiência alucinatória correspondente tenham fundamentalmente a mesma natureza. O disjuntivismo com respeito à natureza da experiência seria assim falso. Identifico três suposições que apoiam o argumento causal: a suposição da indistinguibilidade, a suposição da linearidade e a suposição da duplicação. De acordo com a abordagem ecológica da percepção, essas suposições não se sustentam, abrindo espaço para a defesa de uma versão ecológica do disjuntivismo. Episódios perceptivos se estendem ao longo do tempo e são supervenientes ao sistema organismo-ambiente. Eles também podem ser distinguidos dos 'correspondentes' episódios de alucinação por serem o resultado de um processo controlado de sintonização, ao passo que as alucinações são passivas e refratárias às atividades de exploração e sintonização. Por fim, o disjuntivismo ecológico, na medida em que é imune ao argumento causal, se mostra vantajoso em relação aos disjuntivismos negativo e positivo.

Habit and Knowing how within ecological psycholgy and enactivism (PPGFIL/UFRGS)

Semester: 
Spring
Offered: 
2021

In this course, we will study how habit and knowing-how can be articulated within ecological psychology and enactivism and provide a robust conceptual tool to explain skillful actions.

Carvalho, E. M. (2022).  Psicologia Ecológica: da percepção à cognição social. Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição. , Porto Alegre: Editora Fi Abstract

Texto introdutório à abordagem ecológica da percepção que será publicado na coletânea Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição, Grupo Linguagem e Cognição (UFAL/CNPq).

Neste texto, apresento e examino as principais ideias que animam a abordagem ecológica da percepção. Primeiro, na Seção 2, apresento a visão instantânea da percepção, contra a qual Gibson articula e propõe a abordagem ecológica. Em seguida, não Seção 3, apresento e discuto a noção de informação ecológica. Nas seções 4 e 5 articulo a teoria das affordances e discuto a aprendizagem perceptiva. Por fim, na Seção 6, exponho e discuto a possibilidade de estender a teoria das affordances para explicar a cognição social.