Na introdução do caderno 1 o coordenador Antonio Cargnin (2016, p. 6) explica que o volume propõe um resgate histórico sobre os planos produzidos pelo Estado do Rio Grande do Sul nos últimos 30 anos:
"O Rio Grande do Sul apresenta um histórico significativo de planos de longo prazo visando ao desenvolvimento socioeconômico estadual. Este volume resgata esse histórico e apresenta uma síntese desses planos, produzidos pelo Estado e pela Sociedade Civil nos últimos 30 anos. O projeto busca construir estratégias que possam fazer frente aos problemas e tirar partido das oportunidades que as características do Estado oferecem. Nesse sentido, foram selecionados nove temas, com base nos planos de longo prazo já elaborados. Esses temas são recorrentes e devem merecer uma atenção especial, para que, de sua discussão, possam ser extraídos elementos para uma agenda de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul.
Segundo Cargnin (2016, p. 6), o volume está dividido em duas partes:
"A primeira, compreende uma revisita às propostas apresentadas nos planos já desenvolvidos pelo Estado. A segunda, apresenta os temas que serão objeto do Futuro RS e faz uma problematização inicial."
No item de "Revisão das propostas apresentadas nos últimos 30 anos" são apresentados:
Referências
CARGNIN, Antonio Paulo (coordenador). Futuro RS: agenda de desenvolvimento: temas para uma agenda de desenvolvimento: cadernos para o futuro 1 / Departamento de Planejamento Governamental - RS. – N. 1. Porto Alegre: Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, 2016. Disponível em:https://professor.ufrgs.br/dagnino/files/futuro-rs1_agenda_desenvolvimento.pdf e no site Secretaria de Planejamento do RS: http://planejamento.rs.gov.br/futuro-rs