Teixeira, F. G., S. L. Sapper, R. P. da Silva, and F. S. Viaro,
"DA IDEIA AO CONCEITO DE PRODUTO: O USO DE TÉCNICAS CRIATIVAS COMBINADAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE DESIGN",
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, vol. 1, issue 4, Gramado, Editora Edgard Blücher, pp. 3189 - 3199, 2014.
AbstractA criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.
Brendler, C. F., F. G. Teixeira, M. S. Müller, and A. R. M. da Silva,
"DIGITALIZAÇÃO 3D UTILIZANDO KINECT E SISTEMAS CAD E CAM PARA CONFECÇÃO DE ÓRTESE DE MEMBRO INFERIOR",
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, vol. 1, issue 4, GramadoSão Paulo, Editora Edgard Blücher, pp. 2479 - 2497, 2014.
AbstractThe goal this article is to show an alternative to the process of making orthoses of a lower limb through of 3D scanning system of cost low. This alternative eliminates the plaster process traditionally utilized in the manufacture of orthoses of the lower limb. Therefore, was done an analysis of the manufacturing process orthoses in a specialist manufactory in a Porto Alegre – RS city. After that was done a 3D scanning in a subject for verification of possibility to make a virtual 3D model of the scanned leg. The 3D scanner utilized during the 3D scanning process was the Kinect device of the Microsoft. Thus, the manufacturing process orthoses by 3D scanning obtained satisfactory results, may be a solution for replaced of plaster model in the manufacturing process. The work is in progress for verification and analysis of precision between the plaster models and virtual model obtained through of the low-cost 3D scanning system.