Publications

Export 8 results:
Ordenar por: [ Autor  (Asc)] Título Tipo Ano
A B C D E F G [H] I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z   [Show ALL]
H
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, J. L. F. Aymone, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "HyperCAL3D ? MODELADOR DE SÓLIDOS PARA GEOMETRIA DESCRITIVA", VII International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho TécnicoANAIS do GRAPHICA''2007, Curitiba, pp. - , 2007. Abstract

Este trabalho apresenta um modelador 3D utilizado como ferramenta de ensino-aprendizagem de geometria descritiva através do paradigma do design-based learning. O HyperCAL 3D foi desenvolvido para que os alunos possam representar em 3D os projetos elaborados a partir dos conceitos de geometria descritiva e, assim, estabelecer relações entre as representações convencionais e a geometria dos objetos em três dimensões. O programa foi implementado em linguagem Delphi e utiliza a realidade virtual, através da linguagem VRML, para visualização dos objetos gerados. A utilização desta ferramenta inovadora tem permitido um salto de qualidade na aprendizagem da geometria descritiva como pode ser visto nos exemplos de projetos desenvolvidos pelos alunos.

Hoffmann, A. T., F. B. Bruno, F. G. Teixeira, R. M. Barcia, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "HyperCAL GD - CLASSIFICAÇÃO E ARMAZENAMENTO OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA APRESENTAÇÃO PARA SUA REUTILIZAÇÃO", COBENGE 2004 - Congresso Brasileiro de Ensino de EngenhariaAnais do Cobenge 2004, Brasília, pp. - , 2004. Abstract
n/a
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "IMPLEMENTAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NA GEOMETRIA DESCRITIVA", VII International Conference on Graphics Engineering of Arts and Design e XVIII Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho TécnicoANAIS do GRAPHICA''2007, Curitiba, pp. - , 2007. Abstract

This work reports the experience in the implementation of a new paradigm in teaching of descriptive geometry: the Design-based learning. This paradigm changing is the result of a new approach centered on the student, seeking to develop its creativity and its own problem solving capacity based on the descriptive geometry concepts. In this sense, all the concepts and projects developed implicate working with solids. Therefore, it implies in the increasing of the concrete experience, reducing the usual abstraction level needed to learn the fundamental concepts. The proposed methodology was first implemented in some sample classes of Engineering and Design courses of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) with great success.

Hoffmann, A. T., F. B. Bruno, F. G. Teixeira, and J. J. de Jacques, "DESENVOLVIMENTO DE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM HIPERMÍDIA (HyperCALGD) PARA ENSINO DE GEOMETRIA DECRITIVA BÁSICA", GRAPHICA 2003GRAPHICA 2003, Santa Cruz do Sul, pp. - , 2003. Abstract
n/a
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "GEOMETRIA DESCRITIVA: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS", COBENGE 2006 - XXXIV Congresso Brasileiro de Ensino de EngenhariaAnais do COBENGE 2006, Passo FundoPasso Fundo, Ed. Universidade de Passo Fundo, pp. 1.42 - 1.55, 2006. Abstract
n/a
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, S. L. dos Santos, and T. L. K. da Silva, "Uso de cordas paralelas para a resolução gráfica de problemas de tangência em curvas cônicas: aplicação em geometria descritiva", Educação Gráfica (Online), vol. 16, pp. 41 - 58, 2012. AbstractWebsite
n/a
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, J. J. de Jacques, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "HyperCAL GD II - UM AMBIENTE DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA GEOMETRIA DESCRITIVA BÁSICA", COBENGE 2003 - Congresso Brasileiro de Ensino de EngenhariaAnais do Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, vol. CD-ROM, Rio de Janeiro, pp. - , 2003. Abstract
n/a
Hoffmann, A. T., F. G. Teixeira, R. P. da Silva, and T. K. L. da Silva, "THE DESCRIPTIVE GEOMETRY EDUCATION THROUGH THE DESIGN-BASED LEARNING", ICGG 2006 - 12TH INTERNATIONAL CONFERENCE ON GEOMETRY AND GRAPHICSProceedings of ICGG2006, Salvador, Brasil, pp. - , 2006. Abstract
n/a