Objeto de aprendizagem foi desenvolvido para apoiar o ensino de Biologia celular e Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. Sua concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, tipo de processamento de informações fundamentado no reconhecimento e na categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. O recurso educacional foi construído, usando Macromedia Flash, como hipertexto, com imagens obtidas em microscopia de luz e eletrônica de células e seus constituintes, tecidos e órgãos. Exercícios criados com o programa Hotpotatoes foram incluídos para aumentar a interatividade e motivar a aprendizagem. O atlas digital foi disponibilizado na página da instituição (http://www.ufrgs.br/atlasbiocel) e cadastrado no repositório CESTA. Sua aplicabilidade foi avaliada com os alunos da disciplina de Biologia Celular do curso de Biologia Marinha, quando utilizado como apoio didático-pedagógico no estudo extraclasse. A maioria considerou a navegação acessível e as fotografias de ótima qualidade. As imagens e os exercícios favoreceram a compreensão do conteúdo, em especial, a relação entre morfologia e atividade funcional da célula, objetivo cognitivo definido na estratégia pedagógica.