A partir da experiência com a plataforma de aprendizagem Moodle, um ambiente virtual foi desenvolvido para apoiar o ensino de Embriologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. O objeto de aprendizagem contempla o conteúdo de Embriologia humana e comparada, apresentado em telas do PowerPoint e ilustrado com fotografias macroscópicas e obtidas em microscópio estereoscópico, de luz ou eletrônico, desenhos realizados com o Adobe Illustrator e mapas conceituais criados com o CmapTools.
Objeto de aprendizagem foi desenvolvido para apoiar o ensino de Biologia celular e Histologia nos cursos de graduação das Ciências Biológicas e da Saúde. Sua concepção pedagógica baseou-se na descrição da inteligência naturalista, tipo de processamento de informações fundamentado no reconhecimento e na categorização de espécimes, habilidades importantes para a área morfológica. O recurso educacional foi construído, usando Macromedia Flash, como hipertexto, com imagens obtidas em microscopia de luz e eletrônica de células e seus constituintes, tecidos e órgãos.
Montanari, T.; Borges, E. O. Museu virtual do corpo humano: ambiente virtual de aprendizagem para o ensino de Ciências Morfológicas. RENOTE, v. 10, n. 2, p.1-11, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/36401
Montanari, T.; Timm, M. I.; Perry, G. T.; Motta, L. L. da; Barilli, S. L. S. Recurso digital para apoio ao aprendizado de Biologia Celular e Tecidual. RENOTE, v. 5, n. 1, p. 1-8, 2007.