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Nascimento, MM.  2020.  Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira. Revista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33. Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Sucesso escolar em contextos populares: uma análise a partir do Enem. Estudos em Avaliação Educacional. 31(76):134-163. Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2018.  Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. Revista Brasileira de Ensino de Física. 40(3): SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM, Agostini G, Massi L.  2022.  Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants. Ciência & Educação (Bauru). 28: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2020.  O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2017.  Análise de Correspondência aplicada à pesquisa em Ensino de Ciências. Enseñanza de las ciencias. (Extra):1319-1324. Abstract

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Nascimento, MM, Ostermann F, Cavalcanti C.  2017.  Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física. Ciência & Educação (Bauru). 23(1):181-196.: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2023.  Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica, apr. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 40:1–7., Number 1 AbstractWebsite

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Neste Editorial são apresentadas algumas reflexões sobre o processo de institucionalização e busca pela autonomia da área de pesquisa em Ensino de Física do Brasil. Sob uma perspectiva sociológica e com base empírica se discute o atual cenário das lutas concorrenciais internas e externas, indicando caminhos futuros a serem percorridos para construção de uma identidade e fortalecimento da autonomia da área.

Nascimento, MM, Massi L.  2021.  Origem social e escolha pelo curso de graduação: inferências a partir de dados do ENADE. Revista NUPEM. 13(28):105-120.: Universidade Estadual do Paraná UNESPAR Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 101(257):120-145.: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM, Lima NW, de Cavalcanti CJH, Ostermann F.  2019.  Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciência & Educação (Bauru). 25(2):431-447.: SciELO Brasil Abstract

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