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2024
Nascimento, MM, Alves-Brito A.  2024.  Educação Escolar Quilombola e o acesso ao ensino superior público brasileiro. Revista Thema. 23(1):205-223. Abstract

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2023
Nascimento, MM.  2023.  Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica, apr. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 40:1–7., Number 1 AbstractWebsite

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Neste Editorial são apresentadas algumas reflexões sobre o processo de institucionalização e busca pela autonomia da área de pesquisa em Ensino de Física do Brasil. Sob uma perspectiva sociológica e com base empírica se discute o atual cenário das lutas concorrenciais internas e externas, indicando caminhos futuros a serem percorridos para construção de uma identidade e fortalecimento da autonomia da área.

Massi, L, Moris CHA, Casellato F, Nascimento MM, Agostini G.  2023.  ACM e o campo de Bourdieu:: contribuições de pesquisas empíricas e estatísticas, 2023. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. (99) Abstract

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Ostermann, F, de Cavalcanti CJH, Nascimento MM, Lima NW.  2023.  Speech analysis under a Bakhtinian approach: Contributions to research on physics education, 2023. Physical Review Physics Education Research. 19(1):010141.: APS Abstract

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Pigozzo, D, Nascimento MM.  2023.  {Uma exploração antropológica do rastro digital da CPI da Pandemia para a educação em ciências}. Ensino e Tecnologia em Revista. 7:379–393., Number 1 Abstract

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2022
Ostermann, F, Rezende F, Nascimento MM, Massi L.  2022.  The teaching area: drawing from Bourdieu’s field theory, 9. Educação e Pesquisa. 48: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo AbstractWebsite

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Abstract Pierre Bourdieu’s theoretical contributions pave the way for studying a wide range of social spaces, such as the academia. Through using Bourdieusian fields, our objective was to investigate whether the teaching area of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) can be considered a relatively autonomous scientific field. Therefore, this study is motivated by two research questions: 1) what is the distribution of scientific capital in the teaching area; and 2) what are the implications of this distribution on its constitution as a scientific field. By crossing data on professors of programs in the field of education with the evaluation grade assigned by Capes to each of these programs, our analysis revealed that this area does not constitute a scientific field. Differently from what happens in well-established fields, most teaching advisors come from many different scientific backgrounds and do not recognize this field’s specific intellectual production as scientific capital. Assuming that the existing disputes between professors with less and more scientific capital can generate new conformations in the area, a possible structure could be a stabilization of the subgroup of professors with greater scientific capital and its constitution as a scientific field, whose agents become increasingly aware that their cognitive structure and ideals of education/research are different from what Capes intended to homogenize with the creation of a teaching area. We believe that our results can be a reference for critical reflection on the structure of the field of teaching, which is still driven by its agents.

Lima, NW, Alves-Brito A, Nascimento MM.  2022.  Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia, 2. Revista Brasileira de Ensino de Física. 44: Sociedade Brasileira de Física AbstractWebsite

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Nos cursos de licenciatura, usualmente, as discussões sobre Epistemologia são feitas de forma desconectada das discussões técnicas, muitas vezes realizadas apenas em disciplinas específicas. Buscando romper com esse abismo entre os conteúdos técnicos e pedagógicos das licenciaturas em Física, apresentamos uma análise de um curso de extensão sobre Astrofísica e Epistemologia, oferecido para professores de ciências e licenciandos de Física. Nesse curso, diferentes episódios da Astronomia e Astrofísica foram discutidos à luz de diferentes concepções epistemológicas. Nosso objetivo era permitir que os alunos refletissem sobre suas próprias concepções, confrontando-as com as diferentes possibilidades apresentadas. Para avaliar a intervenção, foi realizado um pré-teste e pós-teste, em que os participantes expressavam sua concordância com 10 enunciados sobre natureza da ciência. As respostas foram analisadas usando o método estatístico de Escalonamento Multidimensional. Nossos resultados mostram que, inicialmente, as respostas não apresentavam consistência interna e os participantes exibiam o mesmo grau de concordância em relação a visões concorrentes sobre a natureza da ciência. Após o curso, os participantes passaram a se posicionar de forma mais coerente, concordando com características de uma mesma visão epistemológica e se afastando de visões concorrentes.

Moris, CHAA, Massi L, Nascimento MM.  2022.  A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL. Investigacões em Ensino de Ciências. 27(1):367.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física Abstract

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Agostini, G, Nascimento MM, Massi L.  2022.  SOCIOECONOMIC PROFILE OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS: THE CASE OF UNESP-ARARAQUARA COURSES. QUIMICA NOVA. : SOC BRASILEIRA QUIMICA CAIXA POSTAL 26037, 05599-970 SAO PAULO, BRAZIL Abstract

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Nascimento, MM, Agostini G, Massi L.  2022.  Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants. Ciência & Educação (Bauru). 28: SciELO Brasil Abstract

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2021
Lima, NW, Nascimento MM.  2021.  Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno. Ciência & Educação (Bauru). 27: SciELO Brasil Abstract

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Massi, L, Agostini G, Nascimento MM.  2021.  Bourdieu’s Field Theory and Science Education: Possible Articulations and Appropriations. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. :e33830-27. Abstract

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Moura, CB, Nascimento MM, Lima NW.  2021.  Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic. Science & Education. 30(3):501-525.: Springer Abstract

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Nascimento, MM, Massi L.  2021.  Origem social e escolha pelo curso de graduação: inferências a partir de dados do ENADE. Revista NUPEM. 13(28):105-120.: Universidade Estadual do Paraná UNESPAR Abstract

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Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: disputas político-epistemológicas. Saúde e Sociedade. 30:e200260.: SciELO Public Health Abstract

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Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares: o que diz a literatura da área em educação em ciências sobre essa questão sociocientífica? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 14(1):425-449. Abstract

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Pigozzo, D, Nascimento MM, Lima NW.  2021.  Problems of Deepak Chopra’s discourse: a metalinguistic analysis of “Quantum Healing”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 38(3):1589-1616. Abstract

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2020
Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 101(257):120-145.: SciELO Brasil Abstract

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Lima, NW, Nascimento MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Louis de Broglie's wave-particle duality: from textbooks’ blackboxes to a chain of reference presentation. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2020.  O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2020.  Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira. Revista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33. Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Sucesso escolar em contextos populares: uma análise a partir do Enem. Estudos em Avaliação Educacional. 31(76):134-163. Abstract

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2019
Nascimento, MM, Lima NW, de Cavalcanti CJH, Ostermann F.  2019.  Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciência & Educação (Bauru). 25(2):431-447.: SciELO Brasil Abstract

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