Publications

Export 14 results:
Ordenar por: Autor Tipo [ Ano  (Desc)]
2023
Ostermann, F, de Cavalcanti CJH, Nascimento MM, Lima NW.  2023.  Speech analysis under a Bakhtinian approach: Contributions to research on physics education, 2023. Physical Review Physics Education Research. 19(1):010141.: APS Abstract

n/a

n/a

2022
Lima, NW, Alves-Brito A, Nascimento MM.  2022.  Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia, 2. Revista Brasileira de Ensino de Física. 44: Sociedade Brasileira de Física AbstractWebsite

n/a

Nos cursos de licenciatura, usualmente, as discussões sobre Epistemologia são feitas de forma desconectada das discussões técnicas, muitas vezes realizadas apenas em disciplinas específicas. Buscando romper com esse abismo entre os conteúdos técnicos e pedagógicos das licenciaturas em Física, apresentamos uma análise de um curso de extensão sobre Astrofísica e Epistemologia, oferecido para professores de ciências e licenciandos de Física. Nesse curso, diferentes episódios da Astronomia e Astrofísica foram discutidos à luz de diferentes concepções epistemológicas. Nosso objetivo era permitir que os alunos refletissem sobre suas próprias concepções, confrontando-as com as diferentes possibilidades apresentadas. Para avaliar a intervenção, foi realizado um pré-teste e pós-teste, em que os participantes expressavam sua concordância com 10 enunciados sobre natureza da ciência. As respostas foram analisadas usando o método estatístico de Escalonamento Multidimensional. Nossos resultados mostram que, inicialmente, as respostas não apresentavam consistência interna e os participantes exibiam o mesmo grau de concordância em relação a visões concorrentes sobre a natureza da ciência. Após o curso, os participantes passaram a se posicionar de forma mais coerente, concordando com características de uma mesma visão epistemológica e se afastando de visões concorrentes.

2021
Lima, NW, Nascimento MM.  2021.  Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno. Ciência & Educação (Bauru). 27: SciELO Brasil Abstract

n/a

n/a
Moura, CB, Nascimento MM, Lima NW.  2021.  Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic. Science & Education. 30(3):501-525.: Springer Abstract

n/a

n/a
Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: disputas político-epistemológicas. Saúde e Sociedade. 30:e200260.: SciELO Public Health Abstract

n/a

n/a
Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares: o que diz a literatura da área em educação em ciências sobre essa questão sociocientífica? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 14(1):425-449. Abstract

n/a

n/a
Pigozzo, D, Nascimento MM, Lima NW.  2021.  Problems of Deepak Chopra’s discourse: a metalinguistic analysis of “Quantum Healing”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 38(3):1589-1616. Abstract

n/a

n/a
2020
Lima, NW, Nascimento MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Louis de Broglie's wave-particle duality: from textbooks’ blackboxes to a chain of reference presentation. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

n/a

n/a
2019
Nascimento, MM, Lima NW, de Cavalcanti CJH, Ostermann F.  2019.  Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciência & Educação (Bauru). 25(2):431-447.: SciELO Brasil Abstract

n/a

n/a
Pigozzo, D, Lima NW, Nascimento MM.  2019.  A filosofia sistêmica de Fritjof Capra: Um olhar ecológico para a Física e para o Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 36(3):704-734. Abstract

n/a

n/a
Lima, NW, Nascimento MM.  2019.  Nos becos da Episteme: Caminhos confluentes para uma contra colonização didática em meio à crise da verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 36(3):589-598. Abstract

n/a

n/a
Lima, NW, Nascimento MM, de Holanda Cavalcanti CJ, Ostermann F.  2019.  The Polysemic Nature of Photons: Hybridization and Backwards Causation in Contemporary Undergraduate Quantum Physics Textbooks. Re-introducing science Sculpting the image of science. :541. Abstract

n/a

n/a