Publications

Export 5 results:
Ordenar por: Autor Tipo [ Ano  (Desc)]
2023
Massi, L, Moris CHA, Casellato F, Nascimento MM, Agostini G.  2023.  ACM e o campo de Bourdieu:: contribuições de pesquisas empíricas e estatísticas, 2023. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. (99) Abstract

n/a

n/a

2022
Lima, NW, Alves-Brito A, Nascimento MM.  2022.  Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia, 2. Revista Brasileira de Ensino de Física. 44: Sociedade Brasileira de Física AbstractWebsite

n/a

Nos cursos de licenciatura, usualmente, as discussões sobre Epistemologia são feitas de forma desconectada das discussões técnicas, muitas vezes realizadas apenas em disciplinas específicas. Buscando romper com esse abismo entre os conteúdos técnicos e pedagógicos das licenciaturas em Física, apresentamos uma análise de um curso de extensão sobre Astrofísica e Epistemologia, oferecido para professores de ciências e licenciandos de Física. Nesse curso, diferentes episódios da Astronomia e Astrofísica foram discutidos à luz de diferentes concepções epistemológicas. Nosso objetivo era permitir que os alunos refletissem sobre suas próprias concepções, confrontando-as com as diferentes possibilidades apresentadas. Para avaliar a intervenção, foi realizado um pré-teste e pós-teste, em que os participantes expressavam sua concordância com 10 enunciados sobre natureza da ciência. As respostas foram analisadas usando o método estatístico de Escalonamento Multidimensional. Nossos resultados mostram que, inicialmente, as respostas não apresentavam consistência interna e os participantes exibiam o mesmo grau de concordância em relação a visões concorrentes sobre a natureza da ciência. Após o curso, os participantes passaram a se posicionar de forma mais coerente, concordando com características de uma mesma visão epistemológica e se afastando de visões concorrentes.

Agostini, G, Nascimento MM, Massi L.  2022.  SOCIOECONOMIC PROFILE OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS: THE CASE OF UNESP-ARARAQUARA COURSES. QUIMICA NOVA. : SOC BRASILEIRA QUIMICA CAIXA POSTAL 26037, 05599-970 SAO PAULO, BRAZIL Abstract

n/a

n/a
Nascimento, MM, Agostini G, Massi L.  2022.  Testing the frontiers of Teaching: the rate of adherence to the field among holders of productivity research grants. Ciência & Educação (Bauru). 28: SciELO Brasil Abstract

n/a

n/a
2021
Massi, L, Agostini G, Nascimento MM.  2021.  Bourdieu’s Field Theory and Science Education: Possible Articulations and Appropriations. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. :e33830-27. Abstract

n/a

n/a