Psicologia Ecológica

Affective Affordances: direct perception meets affectivity

Affective Affordances: direct perception meets affectivity

Foi publicado a edição especial Fenomenologia, Ação, cognição e afetividade. Tive o prazer de contribuir com o texto "Affective Affordances: direct perception meets affectivity". Neste artigo, exploro as maneiras pelas quais a afetividade pode afetar a percepção na perspectiva ecológica e indago se isso afeta a percepção direta. Minha conclusão é que, ao contrário, a afetividade possibilita um engajamento ainda mais fino com o ambiente.

Introdução à Psicologia Ecológica

Introdução à Psicologia Ecológica

O capítulo "Psicologia Ecológica: da percepção à cognição social", que serve como introdução à abordagem de James Gibson e Eleonor Gibson à percepção, foi publicado no livro Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição, organizado por Marcus José Alves de Souza e Maxwell Morais de Lima Filho. O livro está disponível gratuitamente no site da Editora Fi.

Filosofia e Psicologia Ecológica, uma via de mão dupla, at Conversação Filosófica, 02/07/2021

Nesta conversação filosófica, discuti o que são as affordances e a sua relevância filosófica para a filosofia da percepção, da mente e para a epistemologia.

Disponível aqui.

Carvalho, E. M. (2022).  Psicologia Ecológica: da percepção à cognição social. Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição. , Porto Alegre: Editora Fi Abstract

Texto introdutório à abordagem ecológica da percepção que será publicado na coletânea Escritos de Filosofia V: Linguagem e Cognição, Grupo Linguagem e Cognição (UFAL/CNPq).

Neste texto, apresento e examino as principais ideias que animam a abordagem ecológica da percepção. Primeiro, na Seção 2, apresento a visão instantânea da percepção, contra a qual Gibson articula e propõe a abordagem ecológica. Em seguida, não Seção 3, apresento e discuto a noção de informação ecológica. Nas seções 4 e 5 articulo a teoria das affordances e discuto a aprendizagem perceptiva. Por fim, na Seção 6, exponho e discuto a possibilidade de estender a teoria das affordances para explicar a cognição social.

Conversa sobre Filosofia e Psicologia Ecológica

Conversa sobre Filosofia e Psicologia Ecológica

Participei do Conversações Filosóficas, coordenado pelo Caio Souto, e falei um pouco sobre a Psicologia Ecológica e como venho me apoiando nela para lidar com temas da filosofia da mente e da epistemologia. Assista aqui.

Carvalho, E. M. (2021).  Entrevista: "Eros Carvalho: Diálogos interdisciplinares urgentes". Ekstasis. 10(1), 157-183. AbstractWebsite

Entrevista com Eros Carvalho por Christiane Costa M. Fernandes, Deborah Moreira Guimarães, Taciane Alves da Silva e Fábio Candido dos Santos.

Carvalho, E. (2022).  A abordagem ecológica das habilidades e a epistemologia dos eixos. Epistemologia dos eixos: interpretações e debates sobre as (in)certezas de Wittgenstein. , Porto Alegre: Editora Fênix Abstract

Neste texto, discuto a interpretação defendida por Moyal-Sharrock, segundo a qual as proposições eixo são maneiras de agir com o objetivo de oferecer uma proposta sobre como compreendê-las. Sustento que a posição de Moyal-Sharrock deixa algumas lacunas, porque não explica a origem das nossas certezas fundamentais. A sua leitura também carece de recursos para responder ao problema da demarcação, uma vez que não é claro como distinguir maneiras de agir que podem legitimamente cumprir o papel de fundamento não fundamentado das que não podem. Sem uma resposta para esse problema, a ameaça relativista é séria. Proponho, então, que as proposições eixo são maneiras de agir constitutivas de habilidades. Desenvolvo também uma abordagem ecológica das habilidades, a qual me possibilita explicar por que habilidades são embebidas-de-realidade e, por conseguinte, por que as maneiras de agir que as constituem são fundamentos não fundamentados legítimos. Com base nessa abordagem, ofereço uma resposta para o problema da demarcação que afasta a ameaça relativista.