interdisciplinaridade

Qual interdisciplinaridade?

Por Ricardo Dagnino - 2023

Foi lançado o livro Qual interdisciplinaridade está em jogo? Debates sobre processos comunicacionais e educativos, organizado por Arthur Autran e Thales de Andrade.

O livro apresenta capítulos que foram avaliados e revisados por pares e traz ao leitor os mais recentes debates sobre interdisciplinaridade no Brasil (AUTRAN; ANDRADE, 2023).

Dagnino R. Ensino e pesquisa em estudos interdisciplinares de população e ambiente: o legado de Daniel Hogan nas instituições, nas pessoas e nas ideias. Idéias: revista do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Campinas, SP. Vol. 12 (2021), e021014 p. 1-21.. 2021;12. AbstractWebsite

Este trabalho apresenta o legado deixado pelo professor e pesquisador Daniel Hogan (1942-2010) para o campo de estudos interdisciplinares, sobretudo no campo de população e ambiente. Os dados encontrados na pesquisa bibliográfica e documental indireta de trabalhos de sua autoria e de seus alunos e colegas, nos depoimentos pessoais, em análises bibliométricas e de genealogia acadêmica, além de observações diretas e participantes registradas em cadernos e diários, nos quais foram coletadas memórias e impressões acerca dos ensinamentos de Hogan, subsidiaram este trabalho. Trata-se de um recorte da trajetória acadêmica e pessoal, mostrando que Hogan foi um semeador de ideias e instituições, formou e influenciou gerações de pesquisadores, cultivou o diálogo e a empatia com seus colegas, trabalhando na fronteira da interdisciplinaridade e alinhado com os debates internacionais. Concluímos que o legado dele permanece vivo, mesmo depois de 10 anos de sua partida, e que os herdeiros intelectuais podem contribuir para perpetuar esse legado.

Cursos interdisciplinares no enfrentamento ao desemprego

Por Ricardo Dagnino - 2020

Editorial do Estadão de 22/10/2020 trata dos temas ensino superior, mercado de trabalho e desemprego no Brasil e apresenta os cursos de graduação interdisciplinares como alternativas ao enfrentamento desse cenário.
O texto do editorial inicia com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o mercado de trabalho apontando para os elevados números de desempregados e de trabalhadores na informalidade:

Proposta de reforma do ensino superior da Academia Brasileira de Ciências (2004)

O que diz a Academia Brasileira de Ciências (2004)

Ricardo Dagnino - 2019

Em 2004, um grupo de cientistas de diversas áreas, ligados à Academia Brasileira de Ciências reuniram-se para redigir o documento que ficou conhecido como "Subsídios para a reforma do ensino superior" (CHAVES et al., 2004). Nesse documento foi defendida a ideia de reformulação do ensino superior com base na ideia de interdisciplinaridade.