Fronteiras da Ciência

O Fronteiras da Ciência é um projeto de extensão do Instituto de Física da UFRGS que existe desde 2010 com o objetivo principal de produzir podcasts semanais para divulgar a ciência. Os episódios podem ser escutados gratuitamente em qualquer agregador de podcasts (Castbox, PodcastAddict, iTunes, Spotify, etc) ou diretamente pelo nosso site http://frontdaciencia.ufrgs.br.

Nossa equipe é formada por quatro professores da UFRGS, conforme abaixo: Marco Idiart (IF-UFRGS), Jorge Quilfeldt (Biofísica-UFRGS), eu e o Jeferson Arenzon (IF-UFRGS).

Contamos também com voluntários e um bolsista: Roger Manrique, que é um ouvinte que coordena nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/frontdaciencia/ ), Alex Martins, que gerencia um blog do projeto (http://frontdaciencia.blogspot.com/) e João Gustavo Barcellos (na foto abaixo em laranja), que é bolsista de extensão e nos ajuda na divulgação do projeto e elabora campanhas.

 

Nós, os quatro professores, temos o papel de definir a pauta dos episódios, gravar a entrevista, editar para melhorar o resultado final, o qual deve estar contido em 30 minutos (janela definida com as rádios retransmissoras) e disponibilizá-la em podcast.

Embora eu integre a equipe desde 2016, o programa é anterior, tendo sido criado em 2010. Ao longo destas dez temporadas, já produzimos mais de 400 episódios sobre os mais diversos temas, como por exemplo mecânica quântica, buracos negros, identidade de gênero ou aborto. Também fazemos programas sobre a vida e a obra de grandes artistas e cientistas, como por exemplo Emmy Noether, Marie Curie, Stephen Hawking e Alfred Hitchcock. Em alguns episódios conversamos sobre pseudociências, tais como homeopatia, moto perpétuo, astrologia e terra-plana. Nesses programas discutimos aspectos comuns às pseudociências, suas consequências e como identificá-las.

Abaixo há fotos com o Prof. Salzano e com o Prof. Ricardo Galvão, os quais tivemos o enorme prazer em entrevistar em 2017 e 2019 respectivamente.

O impacto deste projeto pode ser medido por exemplo pelo número de downloads no nosso site oficial ( em torno de 15 mil downloads por episódio), pelo número de assinantes em agregadores de Podcasts ( no “PodAdict” temos mais de 100.000 subscribers) e pelas mensagens dos ouvintes.

O podcast foi mencionado em Abril deste ano no Jornal O Globo entre os 10 podcasts brasileiros a serem escutados: https://m.oglobo.globo.com/cultura/dez-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conferir-23612318

E foi classificado no ano passado pela Revista Galileu como um dos 7 melhores podcasts quando “o assunto é ciência, tecnologia, história e curiosidades”: https://revistagalileu.globo.com/Tecnologia/noticia/2018/07/7-podcasts-brasileiros-que-voce-precisa-conhecer.html