Divulgação Científica

Eu coordeno dois programas, o “Meninas na Ciência” e o “Lugar de Mulher”, e integro a equipe do programa de rádio/podcast “Fronteiras da Ciência”. Os três projetos são programas de extensão da UFRGS e todos têm um caráter de divulgação da ciência, embora com enfoques diferentes, conforme explico brevemente a seguir e em maiores detalhes nos links ao lado e nas páginas de cada projeto.

O programa “meninas na Ciência” foi criado ao final de 2013 com o objetivo principal de criar ações capazes de atrair meninas para as carreiras científicas e tecnológicas (C&T). Para trilhar estes objetivos, desenvolvemos oficinas de ciência, debates sobre questões de gênero, formação para professores em ciência e gênero em escolas da rede pública. Temos também uma ação intitulada “Gurias, Partiu UFRGS” desde 2016, onde levamos as meninas às dependências da UFRGS para conhecer os laboratórios e conversar com cientistas.

Com o objetivo de difundir a presença de mulheres em carreiras de C&T e criar assim modelos femininos em áreas onde há baixa representatividade de mulheres, criamos um projeto chamado “Lugar de Mulher”. Ele é resultado de uma parceria com a unidade de televisão da universidade, a UFRGS-TV. São produzidos mensalmente vídeos curtos, com depoimentos de mulheres que trabalham em áreas de C&T ou meninas interessadas nestas áreas. Elas falam sobre suas histórias de vida e sua realização profissional, salientando algumas dificuldades enfrentadas e também sucessos. Já produzimos uma série de 50 vídeos que podem ser acessados em: https://videos.ufrgs.br/ufrgstv/menu/lugar-de-mulher

Desde 2016 participo da equipe de um dos primeiros podcasts científicos em língua portuguesa, o “Fronteiras da Ciência”, criado em 2010 por três colegas da UFRGS. Semanalmente entrevistamos, em sua maioria, cientistas de diversas áreas do conhecimento e disponibilizamos o conteúdo, gratuitamente, em arquivos em forma de podcast. O programa é também retransmitido por algumas rádios do Brasil e uma em Cabo Verde, incluindo a Rádio da Universidade da UFRGS. Já produzimos quase 400 episódios e podemos medir o nosso impacto por meio de alguns índices: pelo site oficial do programa, temos um contador que indica que temos 15mil downloads por episódio e no agregador de Podcasts “PodAddict” (aplicativo Android) temos mais de 100.000 assinantes.

Além destas atividades formais de extensão, com frequência eu ministro palestras de divulgação científica em universidades, Institutos Federais ou em locais públicos, sobre temas como mudanças climáticas, modos vibracionais  e mulheres na ciência (veja por exemplo a  aula inaugural na USP ou a apresentação no Camp Serrapilheira 2019).