Teixeira, F. G., S. L. Sapper, R. P. da Silva, and F. S. Viaro,
"DA IDEIA AO CONCEITO DE PRODUTO: O USO DE TÉCNICAS CRIATIVAS COMBINADAS PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE DESIGN",
11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, vol. 1, issue 4, Gramado, Editora Edgard Blücher, pp. 3189 - 3199, 2014.
AbstractA criatividade é um fator essencial para a competitividade dos produtos e o sucesso das empresas. Existe uma série de técnicas criativas que podem ser utilizadas por equipes de projeto de produto. Porém, ocorrem dificuldades na aplicação sistemática dessas técnicas no momento de gerar as concepções de projeto. O objetivo deste trabalho é discutir o uso de técnicas criativas para a geração de ideias de produtos durante o Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP). Foi realizado um estudo experimental por meio do desenvolvimento de um produto que auxilie no transporte de crianças. O desenvolvimento do produto foi realizado até a etapa de projeto conceitual. Para isso, foi utilizado o jogo Creative Sketch na geração de ideias, assim como, técnicas de avaliação e seleção de concepções de projeto para eleger as concepções mais adequadas aos requisitos de projeto. A utilização do jogo possibilitou a geração de 72 ideias em um curto período de tempo. Além do jogo, utilizaram-se o método da síntese funcional e a técnica da matriz morfológica para a geração de alternativas, assim como o método de Pugh para a seleção das melhores alternativas. Como resultado desse processo obtiveram-se duas concepções de produto que atenderam aos requisitos de projeto estabelecidos. Palavras-chave: Criatividade, Técnicas para a geração de ideias, PDP, Jogo, Seleção de concepções.
Teixeira, F. G., and S. L. dos Santos,
"HYPERCAL3D: APLICAÇÕES NO ENSINO DE GEOMETRIA DESCRITIVA",
GEOMETRIAS E GRAPHICAAnais..., vol. 1, LISBOA, pp. - , 2015.
AbstractThis article presents the HyperCAL3D applications in Descriptive Geometry education (DG). First, the main features of this application are briefly presented, relating to the conceptual, methodological and technological base used in its development, including the vector modelling of the DG operations and the context of project-based learning. In the second part, the HyperCAL3D is used to perform various applications in typical problems of DG in its educational context, such as auxiliary views; determination of true length of straight, normal view of planes and angles between planes; obtaining axonometric views; obtaining main views. All these applications demonstrate the great potential of HyperCAL3D use as a teaching tool for DG.
Teixeira, F. G., J. L. S. Moroni, and J. L. F. Aymone,
"PICTOGRAMAS PARA APLICATIVO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA DESCRITIVA EMPREGANDO O DESIGN DA INFORMAÇÃO",
5o. CIDI - Congresso Internacional de Design da InformaçãoAnais..., Florianópolis, pp. - , 2011.
Abstractpresente artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de pictogramas específicos para o
ambiente virtual de aprendizagem de Geometria Descritiva denominado HyperCAL3D. Os pictogramas são
desenvolvidos a partir de uma metodologia fundamentada no design de informação e no design de
interação, com o objetivo de qualificar o aplicativo quanto à usabilidade e à interatividade.
Teixeira, F. G., and S. L. dos Santos,
"Hypercal3d, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva",
Revista Design & Tecnologia, vol. 6, pp. 20 - 32, 2013.
AbstractThis work presents the HyperCAL3D, an application to support the teaching and learning process of Descriptive Geometry through the study of solid objects. The methodology used for its implementation and the main features of the application are described. A selection of concepts was carried out to determine the functional structure of the software should have. From this, the main features were modeled through processes of vector geometry equivalent to that used in Descriptive Geometry. The main features introduced include: the projection process, the representation of hidden lines in three-dimensional model and the projections, successive auxiliary views in real time, and the intersection process. All these tools are implemented in an application that aids the learning process of the students and the teaching procedures of professors.