Publications

Export 21 results:
Ordenar por: Autor [ Título  (Asc)] Tipo Ano
A B C D E F G H I J K L M N O [P] Q R S T U V W X Y Z   [Show ALL]
A
Pujol, C. A. M., and F. G. Teixeira, "ANÁLISE DE INTEGRAÇÃO DE PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO E DESIGN DE EMBALAGEM", 8° Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto - CBGDP 2011Anais..., Porto Alegre, pp. - , 2011. Abstract
n/a
Pujol, C. A. M., C. M. Krüger, F. G. Teixeira, G. U. Kemmerich, and L. Ladwig, "APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PROJETUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO URBANO", 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais..., São PauloSão Paulo, pp. - , 2010. Abstract
n/a
C
Teixeira, F. G., R. P. da Silva, and S. S. Plentz, "CRITÉRIOS NECESSÁRIOS À IMPLANTAÇÃO DE TÉCNICA CRIATIVA ONLINE PARA GERAÇÃO DE ALTERNATIVAS EM PROJETOS DE DESIGN", VI International Congress on Design ResearchProceedings..., Lisboa, pp. - , 2011. Abstract
n/a
D
Cardoso, C. E., E. A. Perondi, and F. G. Teixeira, "DESIGN DE SUPERFÍCIE DE PRODUTOS COM FORMAS TRIDIMENSIONAIS NÃO PLANIFICÁVEIS", 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais..., São Paulo, pp. - , 2010. Abstract
n/a
Teixeira, F. G., M. M. S. e Bernardes, and R. W. Pires, "DIRETRIZES PARA O PROJETO DE UMA SALA DE AULA ADEQUADA AO ENSINO DE DESENHO TÉCNICO INSTRUMENTADO", Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produto, Informações, Ambiente Construído e TransporteAnais..., vol. 1, Juiz de Fora, pp. - 1-10, 2013. Abstract

n/a

Brendler, C. F., F. G. Teixeira, W., KINDLEIN Jr., M. Pohlmann, and W. S. Rossi, "Drawing, virtual modeling and 3d print in the production of didactic models for the teaching - learning of visually impaired students: case study of nanostructured systems", International Journal of Education and Research, vol. 03, pp. 453 - 466, 2015. AbstractFull Text

The present study focused on the inclusion of visually impaired individuals in regular and special
need education based on the proposal of educational resources to be applied in different
disciplines. This study case involved the development of models of nanostructured systems. The
production of these models included image design and stylization, 3D virtual modeling and 3D
print. The representation techniques used in this study generated a didactic kit for the teaching of
nanostructured systems. The proposed models can be used for both sighted and visually impaired
students, whether blind or with low vision.

E
Teixeira, F. G., J. Pacheco, M. S. Müller, S. C. Malysz, and V. J. Batista, "ESTAÇÃO COLETIVA DE TRABALHO ADAPTADA", 10º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignAnais..., São Luiz, MA, pp. - , 2012. Abstract
n/a
Y., Cognard, J., R., Créac'hcadec, P., Davies, F. G. Teixeira, M., Peleau, and L. F. M., da Silva, "Experimental Analysis of the Influence of Hydrostatic Stress on the Behaviour of an Adhesive Using a Pressure Vessel", The Journal of Adhesion (Print), vol. 87, pp. 804 - 825, 2011. Abstract
n/a
F
Brendler, C. F., F. G. Teixeira, W. Kindlein, M. Pohlmann, and W. Rossi, "FABRICAÇÃO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZADO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: ESTUDO DE CASO DOS SISTEMAS NANOESTRUTURADOS", 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em DesignBlucher Design Proceedings, vol. 12, Belo Horizonte, pp. 2389 - , 06 de outubro, 2016. Abstract

Dados obtidos com o Censo Demográfico, em 2010, revelaram que quase 24% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, sendo a deficiência visual a de maior ocorrência. Dentre as políticas sociais que buscam atender às diferentes necessidades dos cidadãos, vale destacar o direito universal à educação. Recursos didáticos de diferentes naturezas vêm sendo empregados como ferramenta para auxiliar o ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência visual. Vale, porém, questionar se esses recursos são realmente eficazes na compreensão de determinados conteúdos? Assim, o presente trabalho propõe a validação de modelos didáticos 3D para permitir a compreensão de sistemas nanoestruturados por deficientes visuais. A avaliação dos modelos foi realizada por usuário cego e, para tanto, foi utilizada uma adaptação do instrumento SETT (Alunos, Ambiente, Tarefas e Ferramentas). Os resultados indicam que os modelos produzidos por impressão 3D necessitam de revisão no que tange à legenda em Braille, mas, quanto aos demais aspectos, são viáveis para o uso como recurso didático para alunos com deficiência visual.

I
Câmara, A., F. G. Teixeira, J. P. Duarte, L. Ferrão, M. Passos, N. Correia, P. Maldonado, and P. E. Correa, "Inspædia: [Almost] Everything About Simplicity, Playfulness and Inspiration", Advances in Ergonomics Modeling, Usability & Special Populations, vol. 486: Springer, pp. 231 - 243, 2016, 2017. Abstract

The aim of this paper is to disclose the new research developments and the results from the systematization of experience and user interaction with the Inspaedia (a new web knowledge " Agora "), to inspire a dynamic, collaborative, and interactive intelligence among the inspaediers. We will explain in detail and describe the design process and discuss the ultimate design interaction concept and development regarding (almost everything about) simplicity and playfulness of the inspaediers' experience to transform relevant information (related > mean-full > useful) in productive knowledge (inspiration > insight > foresight) in a very easy and quick way (usability: learnability; understandability; operability; attrac-tiveness…), with a smile in the face (satisfaction) and a wow in the mind (or in the soul).