Projetos

Consciência, idealismo transcendental e realismo empírico

Resumo: Em sua crítica ao quarto paralogismo da psicologia racional na primeira edição da Crítica da razão pura, Kant oferece uma resposta ao que ele chama de idealismo problemático, posição que sustenta a impossibilidade da certeza da existência de coisas fora de nós. Nessa resposta, Kant distingue dois sentidos de “fora de nós”, transcendental e empírico: algo transcendentamente externo seria algo que existe como coisa em si mesma distinto de nós, e algo empiricamente externo é algo no espaço.

Objetos simples e estados de coisas, múltiplo e objeto em geral

O projeto tem por objetivo aprofundar a comparação entre as noções de existência em Kant e Wittgenstein, procurando mostrar a pertinência da retomada da comparação e, com isso, à busca de da sofisticação da comparação proposta em função principalmente de novas interpretações sobre a noção de objeto no Tractatus. O objetivo é investigar a pertinência de aproximar a noção tractariana de objeto simples da noção de múltiplo em Kant e aproximar a noção tractariana de estado de coisas da noção de objeto em Kant.

Representações sensórias e funções do entendimento em Kant

Resumo: A investigação demarcada pelo presente projeto tem como objeto a relação entre representações sensíveis e funções do entendimento na filosofia de Kant, mormente na Dedução Transcendental dos Conceitos Puros do Entendimento na versão da segunda edição da Crítica da Razão Pura (a assim-chamada “Dedução B”).