MMD00596 - Físico-química De Polímeros (Pós-graduação)

1. Ementa

Estudo do comportamento macromolecular no estado sólido, solução e em condições de fluxo. Soluções regulares, teoria de Flory-Huggins, regimes de concentração de soluções poliméricas e parâmetro de solubilidade. Dimensões características do “random coil” e conformação das cadeias. Massa molar numérica, ponderal e suas distribuições. Estado amorfo, temperatura de transição vítrea (Tg), características do não equilíbrio da transição vítrea e teorias relacionadas à transição vítrea. Célula unitária dos polímeros, estrutura dos polímeros semicristalinos, cristalização a partir do estado fundido, cinética de cristalização e efeitos da estrutura química na temperatura de fusão (Tm). Redes, teoria da elasticidade da borracha, comportamento mecânico de redes gaussianas, não gaussianas, defeitos e teoria de Mooney-Rivlin. Viscoelasticidade linear, modelos mecânicos, modelos moleculares, fenômenos de entrelaçamentos e teoria de reptação.

2. Metodologia

Os conteúdos conceituais e procedimentais serão desenvolvidos através de aulas expositivas e trabalhos individuais

3. Avaliação

A avaliação ocorrerá através de exercícios aplicados e prova escrita. O aluno estará aprovado na disciplina se obtiver 75% de frequência nas aulas e média aritmética (M), M ³ 7,0 nas avaliações e trabalhos propostos. O resultado final será expresso de acordo com o Regimento Geral do PPGEM.

4. Bibliografia

Básica

1. M. Doi, S. F. Edwards, Theory of Polymer Dynamics, Oxford Press, 1986.
  2. J. D. Ferry, Viscoelastic Properties of Polymer, 3.a ed., John Wiley & Sons, 1980.
  3. P. J. Flory, Principles of Polymer Chemistry, Ithaca, Cornell Univ. Press, 1953.
  4. P. C. Hiemenz, Polymer Chemistry, Marcel Dekker, 1984.
  5. U. W. Gedde, Polymer Physics, Chapman & Hall, 1995.
  6. L.H. Sperling, Introduction to Physical Polymer Science, John Wiley & Sons, Inc., 2006.

Complementar

1. M. Rubinstein, R. Colby, Polymer Physics, Oxford, 2003.
  2. A. Rudin, Elements of Polymer Science and Engineering, Elsevier, 1998
  3. D. I. Bower, An Introduction to Polymer Physics, Cambridge University Press, 2002.
  4. P. G. Gennes, Scaling Concepts in Polymer Physics, Cornell University Press, 19