Research Group - METAFOLIA

Coordinator Professor

Maity Siqueira 

Professor (UFRGS)

email (Website - CV)

Coordenadora do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva. Professora Associada da UFRGS (Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária), com vínculo permanente no PPG Letras. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), doutorado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004), Doutorado Sanduiche (2003) e Pós Doutorado (2014) na University of California, Santa Cruz . Realizou Estágio Sênior no departamento de Psicologia Cognitiva da University Of California Santa Cruz (2014), onde trabalhou com Raymond Gibbs. Atua na área da Psicolinguística, com ênfase em Linguística Cognitiva. Seus interesses de pesquisa atuais incluem compreensão e aquisição de linguagem figurada (por populações clínicas e não clínicas) e o desenvolvimento e validação de um teste psicométrico que avalia a capacidade de compreender linguagem figurada (particularmente metáforas, metonímias, expressões idiomáticas, provérbios e ironias).

Current Members

Felippe Tota

Graduate student (PhD in Psycholinguistics - UFRGS)

email (Website - CV)

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e mestrado em Letras (Letras Vernáculas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é docente do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: gramaticalização, hipotaxe, gramaticalização de igual, conectivo e comparação.

Sergio Duarte Júnior

Graduate student (PhD in Psycholinguistics - UFRGS)

email (Website - CV)

Mestre em Estudos da Linguagem - Psicolinguística pela UFRGS (2019). Psicólogo graduado pela Universidade Luterana do Brasil (2009), especialista em Avaliação Psicológica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é membro do corpo clínico da Bitácora Centro de Neuropsicologia nos Serviços de Avaliação Neuropsicológica e Programa de Reabilitação Cognitiva - Casa Bitácora. Atua profissionalmente em Neuropsicologia Clínica nos Transtornos do Neurodesenvolvimento e suas respectivas condutas terapêuticas. Espectro clínico abrangendo: Avaliação e Intervenção Neuropsicológica; Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência.

Caroline Girardi Ferrari

Graduate student (PhD in Psycholinguistics - UFRGS)

email (Website - CV)

Doutoranda e Mestra em Letras - Estudos da Linguagem (Psicolinguística) no Programa de Pós-Graduação em Letras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Licenciatura em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa pela mesma universidade. Tem experiência com ensino de Língua Portuguesa e Inglesa em cursos livres, na educação básica e no ensino superior. Participante do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva. Tem interesse em estudos na área da aquisição e compreensão de linguagem figurada, desenvolvimento de experimentos psicolinguísticos e aquisição e ensino de língua adicional. 

Vinícius Tavares

Graduate student (PhD in Psycholinguistics - UFRGS)

email (Website - CV)

Licenciado em Letras Português/Inglês pela FURG. Foi professor do Idiomas sem Fronteiras, e tem interesse em estudar metonímia.

Rafaeli Miorando

Graduate student (Master's in Psycholinguistics - UFRGS)


Graduanda do curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Participa do grupo como bolsista de iniciação cientifica voluntária. 

Fernanda Garcia

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduanda do curso de Bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Participa como bolsista de iniciação científica voluntária no grupo METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva.

Yasmin Ribas

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduanda do curso de bacharelado em Letras pela UFRGS, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Alemã. Atualmente, é bolsista voluntária de iniciação científica do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva. Tem interesse em estudar Semântica Cognitiva e as interfaces com a Lexicografia.

Isabel Cony

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Estudante de graduação em Letras Bacharelado Português-Inglês. Interesse nas áreas de aquisição da linguagem e compreensão de linguagem figurada por indivíduos neurodivergentes. Bolsista de iniciação científica voluntária no Grupo de Pesquisa METAFOLIA.

Paula Schneider

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente, é bolsista voluntária do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva.

Alumni

Luiz Felipe Lipert

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduado em Bacharelado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Participa como bolsista de Iniciação Científica do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva, com interesse na relação entre a perspectiva da Linguística Cognitiva e os Estudos de Tradução, principalmente no que tange à tradução de linguagem figurada.

Ellen Caroline de Lima

Undergraduate student (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. Atualmente, é bolsista voluntária do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva e bolsista do Programa de Residência Pedagógica no subprojeto Letras - Ciências da Natureza.

Laura Baiocco

Graduate Student (PhD in Psychology - University of Arizona)

email (Website - CV)

Mestre em Estudos da Linguagem - Psicolinguística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Bacharela em Letras (Inglês/Português) também pela UFRGS (2017). Participa do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva, possuindo interesse nos estudos psicolinguísticos e de linguagem figurada, especialmente pela perspectiva da Linguística Cognitiva.

Tamara Melo

PhD in Linguistics (UFRGS)

email (Website - CV)

Doutora em Letras (UFRGS). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) e graduada em Licenciatura em Letras pela mesma universidade, com ênfase em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2009). Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Pragmática, Semântica e Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: pressuposição, polissemia, teste de memória, representação lexical e metáfora.

Daniela Fernandes Marques

PhD in Applied Linguistics (UFRGS)

email (Website - CV)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Graduada em Fonoaudiologia pelo Instituto Metodista de Educação e Cultura (2001), especialista em Fonoaudiologia Hospitalar pelo Centro Educacional São Camilo (2003), capacitada em Reabilitação de Deficientes Auditivos pelo Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2006), mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é fonoaudióloga no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Nichele Lopes

Graduated in Languages and Literature (UFRGS)

email (Website - CV)

Mestranda em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), integrante do Grupo de Estudos em Neurolinguística e Psicolinguística (GENP). Licenciada em Letras Língua Portuguesa e Literaturas da Língua portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde participou do grupo METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva. Tem interesse no desenvolvimento das competências linguísticas de crianças pré-leitoras, intervenção de leitura e processo de alfabetização.

Paloma Jaeger

Graduated in Languages and Literature (UFRGS)

email (Website - CV)

Graduada em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Participou do grupo de pesquisa METAFOLIA - Estudos em Semântica Cognitiva de 2016 a 2020, possuindo interesse em estudos psicolinguísticos de aquisição de linguagem figurada, especialmente pela perspectiva da Linguística Cognitiva e em processos de alfabetização. 

Dalby Dienstbach

PhD in Linguistics (UFF)

email (Website - CV)

Doutor em Linguística pela UFF e pesquisador na Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV, atua no desenvolvimento e na aplicação de metdologias linguísticas para o monitoramento de redes sociais na internet. Particopou do grupo de pesquisa METAFOLIA -- Estudos em Semântica Cognitiva de 2006 a 2010, durante sua graduação em Letras pela UFRGS. Seus interesses de pesquisa envolvem semântica cognitiva; análise de discurso mediado por computador; análise de redes sociais on-line; e metodologias de processamento de linguagem natural.

Maitê Moraes Gil

PhD in Linguistics (UFRGS)

email (Website - CV)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período de Doutorado Sanduíche na University of Birmingham (PDSE-Capes). Obteve o título de Mestre em Letras e licenciou-se em Letras - Habilitação Português/Inglês também na UFRGS. Em sua tese, desenvolveu uma investigação que relaciona Linguística Cognitiva e formação de professores de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Cognitiva, atuando principalmente em pesquisas sobre a relação entre metáfora e ensino de língua materna, sobre a formação linguística de professores de língua portuguesa, assim como sobre as contribuições da Linguística Cognitiva para a prática de reflexão linguística em aulas de língua materna. É professora no IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) - campus Osório e realizou o seu pós-doutorado em Linguística na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é investigadora contratada na Universidade do Minho (Portugal), no âmbito do projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries, vinculado ao Centro de Investigação em Estudos da Criança.

Larissa Moreira Brangel

PhD in Linguistics (UFRGS)

email (Website - CV)

Professora do Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Letras - bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Letras - Linguística (Teorias Linguísticas do Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Letras - Linguística (Teorias Linguísticas do Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: semântica cognitiva, lexicografia e terminologia. 

Ana Flávia Souto de Oliveira

PhD in Linguistics (UFRGS)

email (Website - CV)

Professora Adjunta do Departamento de Letras Clássicas e Linguística Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), área de Teoria e Análise Linguística. Bacharela em Letras (tradução português/inglês), mestra e doutora (Estudos Linguísticos do Léxico) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGLetras - UFRGS). Foi bolsista de pós-doutorado CAPES/PNPD na Unisinos. Atualmente, é coordenadora do Curso de Bacharelado em Letras da UFSM (2020-2022). Coordenadora do projeto LEXICOVID-19: dicionário enciclopédico do novo coronavírus. Coordenadora do projeto Semântica Cognitiva e aplicações web: caderno de campo agroecológico. Desenvolve pesquisa nas áreas de Linguística Cognitiva e Lexicografia, com interesses pela interface entre teorias linguísticas, recursos lexicais e aplicações web.