Publicações

Export 28 results:
Ordenar por: Autor [ Título  (Desc)] Tipo Ano
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 
Levy, L.  2017.  “Causa Conscientiae” in Spinoza's Ethics. Spinoza's ‘Ethics'. A Critical Guide. (Melamed, Yitzhak Y., Ed.).:187–204., Cambridge: Cambridge University Press Abstract

In this chapter, I assess Spinoza’s explanation of his definition of desire at the end of the third part of the Ethics, wherein we find a peculiar expression: “causa conscientiae,” “the cause of consciousness” (E3deffaff1). Surprisingly, this phrase has not been taken into much consideration in the recent revival of interest in Spinoza’s view of this aspect of human experience.2 A careful study of this text will shed some fresh light on Spinoza’s general discussion of consciousness and provide a new answer to the question of why, according to Spinoza, philosophy ought not to start with the indubitable act of thinking of a self-conscious subject.3 This new answer, which differs from the usual – and also undoubtedly correct – one, makes no use of Spinoza’s conception of the true order of understanding, and therefore that of true philosophy, but relies rather on the sense and limits of the conception of consciousness that can be apprehended from the analysis of this passage.

{
Levy, L.  1999.  {Sujeito e Representação: o Conceito Cartesiano de idéia}. Verdade, Conhecimento e Ação. Ensaios em Homenagem a Guido Antônio de Almeida e Raul Landim Filho. (Marques, Edgar, et Alii, Eds.).:233–246., Sao Paulo: Edições Loyola Abstract
n/a
Levy, L.  1998.  {O conceito moderno de sujeito segundo a Ética de Espinosa}. Kriterion. XXXIX:137–157., Number 97 Abstract
n/a
Levy, L.  1999.  {O Autômato Espiritual}. (Editores, L{&}PM, Ed.)., Porto Alegre: L{&}PM Abstract
n/a
Levy, L.  2004.  {Espinosa: Conatus e a Geometria dos Afetos}. Freud e seus Filósofos. (Sociedade Brasileira de Psicanálise, Ed.).:185–201., Porto Alegre: SBP-PA Abstract
n/a
Levy, L.  1998.  {Chose et subjectivité dans l'Éthique de Spinoza}. Revue des sciences philosophiques et théologiques. LXXXII:46–94., Number 1 Abstract
n/a
S
Levy, L, Araújo C, Rocha E, Klemz M, Almeida F.  2023.  Substância na História da Filosofia. , Pelotas: NEPFil/EdUFPEL
Levy, L.  2021.  Spinoza on Ideas of Affections. Yitzhak Y. Melamed (org). A Companion to Spinoza. : Wiley–Blackwell Abstractlevy_ideas_of_affections.pdf

This chapter argues that the Ethics includes versions of the views about sensation and its role in the production of knowledge that are present in the TIE and the KV. ‘Idea of an affection’ replaces the earlier terms for sensation. A sensation is a modification of the mind closely associated with a modification of body and explained in terms of the mind-body relation. In the KV, Spinoza continues to treat sensation as the immediate perception of corporeal modification and continues to take the inference from sensation to the union of mind and body as a valid one. The KV is the earliest source of Spinoza's view that the idea-object model accounts for the mind-body relation. The only occurrence of sensatio in the CM might seem to tell against an account of sensation as something different from imagination. Accounts of reason and imagination in the Ethics considerably advance Spinoza's theory of knowledge.

R
Levy, L.  2009.  A recusa da definição de homem como animal racional na Segunda Meditação (2a Parte). Analytica. 13(2):149–179., Number 2 AbstractVer artigo

Este artigo prolonga a análise do argumento apresentado por Descartes em favor da primeira certeza no início da Segunda Meditação, iniciada em um artigo anterior. É examinada a passagem subsequente ao referido argumento com vistas a estabelecer que sua compreensão aponta para um debate velado entre Descartes e seus leitores versa- dos na doutrina escolástica, mais particularmente nas concepções da definição como estruturada pela composição do gênero e da diferença e de específica e de conceito universal abstrato. Procuro mostrar que as razões que Des- cartes dispõe para recusar essas concepções podem ser extraídas de certa interpretação do argumento em favor da certeza da proposição eu existo e que essa recusa é imprescindível para a compreensão adequada do penso, logo existo e, portanto, de seu argumento em favor do dualismo.

Levy, L.  2009.  A recusa da definição de homem como animal racional na Segunda Meditação (1a Parte). Analytica. 13(1):257–284., Number 1 AbstractVer artigo

Este artigo prolonga a análise do argumento apresentado por Descartes em favor da primeira certeza no início da Segunda Meditação, iniciada em um artigo anterior. É examinada a passagem subsequente ao referido argumento com vistas a estabelecer que sua compreensão aponta para um debate velado entre Descartes e seus leitores versa- dos na doutrina escolástica, mais particularmente nas concepções da definição como estruturada pela composição do gênero e da diferença e de específica e de conceito universal abstrato. Procuro mostrar que as razões que Des- cartes dispõe para recusar essas concepções podem ser extraídas de certa interpretação do argumento em favor da certeza da proposição eu existo e que essa recusa é imprescindível para a compreensão adequada do penso, logo existo e, portanto, de seu argumento em favor do dualismo.

O
Levy, L.  2010.  O dualismo cartesiano. Lições de história da filosofia. (Altmann, Sílvia, Wolf, Eduardo, Eds.).:86–109., Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura / IELLiaLevy_o_dualismo_cartesiano.pdf
Levy, L.  2011.  O conceito cartesiano de atributo principal. Estudos de Filosofia Moderna. :69-80., Porto Alegre: Linus Editora Abstract

n/a

N
Levy, L.  2017.  Notas sobre o conceito de atenção em Descartes. Modernos e Contemporâneos. 1(2):46-56. Abstract

Este artigo busca evidenciar as vantagens exegéticas de um estudo mais amplo sobre o conceito de atenção na filosofia de Descartes e avançar preliminarmente algumas hipóteses sobre seu sentido e função. Mais precisamente, sugere-se uma aproximação dos conceitos de atenção e tempo, de modo que a primeira se definiria - não como uma experiência subjetiva incomunicável, ou como uma qualidade dessa experiência-, mas em relação ao conceito cartesiano de duração, tanto em sua conexão com a mente humana quanto independentemente dessa conexão. A atenção não designaria primariamente um estado psicológico disposicional (que disporia a mente ao conhecimento). Ao contrário, o conceito de atenção poderia assumir esse sentido derivado apenas na medida em que é concebido como uma certa configuração da existência da alma, a qual é propriamente uma duração temporal.

M
Pereira, LC, Zingano M, Levy L.  2012.  Metafísica, lógica e outras coisas mais. :328., Rio de Janeiro: Nau Editora Abstract

n/a

L
Levy, L.  2009.  Les rapports entre l esprit et le corps dans la proposition 23 de la seconde partie de l Éthique. La théorie spinoziste des rapports corps/esprit et ses usages actuels. , Paris: Editions Hermann Abstract

L'article essaye d'avancer l'hypothèse selon laquelle la distinction entre les conceptions cartesienne et spinoziste des rapports esprit/corps se situe dans le niveau plus profond des différents diagnostiques que ces doctrines supposent concernant les conditions d'emergence du probleme éthique por l'être humain.

E
Levy, L, Rocha E.  2011.  Estudos de Filosofia Moderna. Estudos de Filosofia Moderna. :69–80., Porto Alegre: Linus Editora Abstract

n/a

Levy, L.  2012.  "Espinosa não sabia lógica". Liberdade sem contingência? Metafísica, lógica e outras coisas mais. (Pereira, Luiz Carlos, Zingano, Marco, Levy, Lia, Eds.)., Rio de Janeiro: Nau Editora Abstract

Há mais de dez anos o prof. Luiz Henrique tornou público, com seu conhecido estilo, o diagnóstico que me havia formulado pessoalmente: a principal diferença entre as doutrinas de Espinosa e Leibniz sobre a liberdade consiste em que o primeiro, diferentemente do segundo, não sabia lógica. E, por isso, por mais que os estudiosos de Espinosa se dedicassem a defender sua teoria, todos esses esforços, por melhores e mais sofisticados que fossem, estariam fadados ao fracasso. De nada adiantaria expor de modo claro e preciso, como de fato vem sendo feito em excelentes livros e artigos, a sua ética e os conceitos que envolve. Nem mesmo o esclarecimento do sentido próprio e peculiar de suas opções metafísicas, de sua teoria dos afetos e de sua política, bem como do modo pelo qual todas essas teses e argumentos convergem para sustentar sua ética sem livre-arbítrio seria capaz de tornar aceitável a doutrina de Espinosa, visto que em sua base haveria uma recusa da realidade da contingência e dos futuros contingentes resultante de um “erro pueril” de lógica.
Tomei esse diagnóstico como uma provocação amistosa e como um desafio intelectual, e gostaria de aproveitar essa oportunidade para tentar responder, tomando como ponto de partida o extraordinário artigo de onde extraí a citação que abre este texto.

D
Levy, L.  2012.  Duas traduções e um argumento - o 'sonho' do livre arbítrio segundo Espinosa. Ética, política e esclarecimento público: ensaios em homenagem a Nelson Boeira. (Fonseca, A. C. da Costa, Pohlmann, E. A, Goldmeier, G., Eds.).:257–278., Porto Alegre: Bestiário Abstractduas_traducoes_e_um_argumento_o_sonho_do.pdf

n/a

Beyssade, J-M, Marion J-L, Levy L.  1994.  Descartes - Objecter et Répondre. :483., Paris: Presses Universitaires de France (PUF) Abstract

n/a

C
Levy, L.  2013.  Conhecimento humano e a ideia de afecção na Ética de Espinosa. Analytica. 17(2):221-247. AbstractVer artigo

A tese de que o conceito espinosista de ideia de afecção, introduzido na Ética, expressa o sentido mais preciso do que seja, para o autor, o conceito de ideia da imaginação. Este texto pretende problematizar essa leitura, procurando fornecer subsídios para a hipótese de que ela não é nem inequivocamente corroborada pelo texto da Ética, nem exigida pela doutrina aí apresentada.

Levy, L.  1998.  Chose et subjectivité dans l'Éthique de Spinoza. Revue des sciences philosophiques et théologiques. LXXXII(1):46-94. Abstract

n/a