Minicurso "As diferentes dúvidas sobre o sensível nas Meditações Metafísicas de Descartes"

Offered: 
2018

O curso pretende reexaminar as Meditações Metafísicas de modo transversal, identificando e comparando as diferentes dúvidas colocadas por Descartes sobre a confiabilidade do conhecimento sensível para a ciência, com vistas a estabelecer bases para a interpretação segundo a qual essas dúvidas não têm por efeito, em sua concepção de ciência, rejeitar toda e qualquer função das ideias sensíveis e, portanto, da experiência sensível na busca da verdade sobre as coisas do mundo.

Serão analisadas as passagens onde o autor apresenta os seguintes argumentos:

  1.  A chamada dúvida sobre o erro ocasional dos sentidos, formulada na Primeira e retomada na Sexta Meditação.
  2.  A chamada dúvida do sonho, formulada na Primeira Meditação e retomada na Sexta Meditação. Nessa etapa, será discutida a relação dessa dúvida com a chamada dúvida da faculdade oculta, formulada na Terceira Meditação.
  3. A chamada dúvidas sobre a inclinação natural, formulada na Terceira Meditação e retomada na Sexta.
  4. A dúvida gerada pelas duas ideias do sol, formulada na Terceira Meditação.

Obs.: As diferentes versões da chamada dúvida metafísica (a hipótese do Deus Enganador, a hipótese ateia de uma origem imperfeita, a hipótese do Gênio Maligno), bem como sua retomada na Terceira e na Quarta Meditação, não serão examinadas em detalhe, embora o curso pressuponho a, esse respeito, a interpretação de H.G. Frankfurt (Demons, Dreamers and Madmen, 1970), segundo a qual, quando formulada na Primeira Meditação, essa dúvida visa ainda a confiabilidade do conhecimento sensível, sendo apenas a partir da Segunda Meditação que ela passará a visar a concepção cartesiana da razão.

Indicações Bibliográficas

Descartes, R. (1857-1900). Oeuvres. Ed. Charles Adam e Paul Tannery. Paris: Leopold Cerf. 12 vols

Descartes, R. (1979). Méditations métaphysiques; objections et réponses suivies de Quatre Lettres. Ed.: M. Beyssade & J.-M. Beyssade. Paris: Garnier-Flammarion.

Descartes, R. (1990). Méditations Métaphysiques. Ed. e trad.: M. Beyssade. Paris: Le Livre de Poche

Descartes, R. (2004). Meditações sobre filosofia primeira. Trad. da versão latina de por F. Castilho. Editora UNICAMP.

Beyssade, J.-M. (1997). "Sobre o círculo cartesiano". Analytica, 2(1), 11–35. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/analytica/article/view/398/355>

Broughton, J. e Carriero, J. (orgs) (2011). Descartes. Coleção "Explorando Grandes Autores". Porto Alegre: Ed. Penso (Artmed)

Frankfurt, H. G. (1970). Demons, dreamers, and madmen: The defense of reason in Descartes’s “Meditations” . Bobbs-Merrill Company.

Gueroult, M. (2016). Descartes segundo a ordem das razões. São Paulo: Discurso Editorial

Scribano, E. (2007). Guia para leitura das Meditações de Descartes. São Paulo: Ed. Loyola.