Possuo graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (me formei em 1997), tendo me fascinado desde o início pelas relações entre linguagem, cognição e cérebro. Fiz especialização em Ciência do Movimento Humano (Desenvolvimento Humano, UFSM), devido ao meu interesse pela (re)habilitação de crianças com distúrbios neurológicos por meio da Equoterapia.  Posteriormente enveredei pelo estudo da linguagem e da cognição do adulto idoso, fazendo mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS (2001). Meu interesse na linguagem focou-se então na produção do discurso narrativo e conversacional e meu doutorado em Psicolgia pela UFRGS teve como tema o perfil discursivo e cognitivo de pessoas com doença de Alzheimer (2005).

Desde o meu mestrado, realizei estágios em Neuropsicologia. Primeiramente acompanhei a Dra. Maria Alice Parente (que me orientou durante toda a pós-graduação) no HCPA, depois visitei por dois meses o grupo do Dr. Ricardo Allegri, no ambulatório de Demências (UBA, Buenos Aires, Argentina) e, mais tarde, realizei estágio de doutorado (sanduíche) de um ano no Setor de Neuropsicologia do Hospital del Mar, sob orientação do Dr. Jordi Pena-Casanova (Barcelona, Espanha, 2003). Após a conclusão do meu doutorado (2005), concentrei-me na carreira de pesquisadora, interessada especialmente no delineamento experimental aplicado ao estudos do discurso e da cognição. Realizei Pós-doutorados em Ciências Cognitivas, na Universidade de Lund (Suécia) e em Psicolinguística, na Universidade Nova de Lisboa, em Portugal (2005-2009). Na Suécia fiz uma formação em rastreio visual e integrei o Laboratório de Eye-tracking de Lund. Em Portugal, fiz um estudo sobre o efeito de pistas mnemônicas visuais no discurso conversacional de pessoas com doença de Alzheimer.

Desde 2010 sou Professora Adjunta do Curso de Fonoaudiologia (Departamento de Saúde e Comunicação Humana) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Minha atuação no ensino, na pesquisa e na extensão permanece na área da neuropsicologia e no estudo do discurso. Estou voltada para o entendimento dos processos cognitivos relacionados à comunicação e mais recentemente tenho me interessado por temas como a relação entre a gestualidade e a cognição de afásicos e os efeitos da reabilitação de afásicos pela comunicação em grupo e pela experiência da arte teatral. Lidero o Núcleo de Reabilitação em Linguagem e Cognição (CIPAS, Instituto de Psicologia, UFRGS) e sou supervisora de estágio no Ambulatório de Neuro-Fono do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Coordeno duas pesquisas: "Perfis discursivos e neuropsicológicos na doença de Alzheimer, na degeneração lobar frontotemporal e na doença de Huntington" e "Comunicação na afasia de expressão: discurso, gestualidade e cognição".

Atualmente represento o RS no Conselho Federal de Fonoaudiologia.