Redes Intelectuais e espaços de fronteira: ultrapassando o âmbito do Estado Nação.

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2012 ocorreu, nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRGS, um evento que reuniu os pesquisadores do convênio CAPES - MERCOSUL. O convênio reúne programas de pós-graduação  da UFRGS (História), da UNCuyo (Letras) e da UDELAR (História), com mais dois programas associados da UFSM e da UNMDP. Estiveram presentes os pesquisadores Claudio Maiz, Marcela Aranda, Diego Niemetz (UNCuyo), Ana Frega (UDELAR), Alessander Kerber, Carla Brandalise, Luis Alberto Grijó, Claudia Wasserman, Susana Bleil de Souza, César Augusto Barcellos Guazzelli, Fábio Kuhn (UFRGS), Maria Medianeira Padoin, Beatriz Weber, Luis Antônio Farinatti, Carlos Armani (UFSM), além de alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS e da UFSM. Foram apresentadas pesquisas sobre história e literatura, história intelectual, cultura da nação, contatos e constituição de redes entre os países da América Latina.