I CONGRESO INTERNACIONAL: NUEVOS HORIZONES DE IBEROAMÉRICA

Universidad Nacional de Cuyo,
Facultad de Filosofía y Letras Centro Universitario

Mendoza-Argentina

El Congreso Internacional Nuevos Horizontes de Ibeoramérica pretende generar un espacio en el que las disciplinas de las Humanidades y Ciencias sociales puedan intercambiar sus conocimientos.

Redes Intelectuais e espaços de fronteira: ultrapassando o âmbito do Estado Nação.

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2012 ocorreu, nas dependências do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas da UFRGS, um evento que reuniu os pesquisadores do convênio CAPES - MERCOSUL. O convênio reúne programas de pós-graduação  da UFRGS (História), da UNCuyo (Letras) e da UDELAR (História), com mais dois programas associados da UFSM e da UNMDP.

Regulamentação da profissão do historiador

Apresento a seguir dois textos de colegas historiadores, Marcos Silva (USP) e Benito Bisso Schmidt (UFRGS), sobre a regulamentação da profissão de historiador que tramitou no Senado e foi aprovada, e que agora deve tramitar na Câmara Federal. Essa luta pela regulamentação da profissão de historiador remonta os anos 1980 quando a pós-graduação em história já era uma realidade no país e os cursos de graduação em história estavam plenamente consolidados. É curioso, por isso, que existam pessoas que se manifestem contra a regulamentação dessa profissão.