Prof. Dr. Matheus Monteiro Nascimento
Professor at the Physics Department of Federal University of Rio Grande do Sul
(email)
Publications
Bio
Classes
Presentations
Publications
Export 33 results:
Tagged
XML
BibTex
Ordenar por:
Autor
Tipo
[
Ano
]
2016
Nascimento, MM.
2016.
Análise de produtos educacionais desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de física
.
Abstract
n/a
n/a
2017
Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.
2017.
Análise de Correspondência aplicada à pesquisa em Ensino de Ciências
.
Enseñanza de las ciencias. (Extra):1319-1324.
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM, Ostermann F, Cavalcanti C.
2017.
Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física
.
Ciência & Educação (Bauru). 23(1):181-196.: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
2018
de Holanda Cavalcanti, CJ, Nascimento MM, Ostermann F.
2018.
A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar
.
Revista Thema. 15(3):1064-1088.
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.
2018.
Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas
.
Revista Brasileira de Ensino de Física. 40(3): SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
2019
Nascimento, MM, Lima NW, de Cavalcanti CJH, Ostermann F.
2019.
Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu
.
Ciência & Educação (Bauru). 25(2):431-447.: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
Pigozzo, D, Lima NW, Nascimento MM.
2019.
A filosofia sistêmica de Fritjof Capra: Um olhar ecológico para a Física e para o Ensino de Física
.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 36(3):704-734.
Abstract
n/a
n/a
Lima, NW, Nascimento MM.
2019.
Nos becos da Episteme: Caminhos confluentes para uma contra colonização didática em meio à crise da verdade
.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 36(3):589-598.
Abstract
n/a
n/a
Lima, NW, Nascimento MM, de Holanda Cavalcanti CJ, Ostermann F.
2019.
The Polysemic Nature of Photons: Hybridization and Backwards Causation in Contemporary Undergraduate Quantum Physics Textbooks
.
Re-introducing science Sculpting the image of science. :541.
Abstract
n/a
n/a
Lima, NW, Nascimento MM, Ostermann F, de Holanda Cavalcanti CJ.
2019.
A TEORIA DO ENUNCIADO CONCRETO E A INTERPRETAÇÃO METALINGUÍSTICA: BASES FILOSÓFICAS, REFLEXÕES METODOLÓGICAS E APLICAÇÕES PARA OS ESTUDOS DAS CIÊNCIAS E PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS.
.
Investigações em Ensino de Ciências. 24(3)
Abstract
n/a
n/a
2020
Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.
2020.
Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais
.
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 101(257):120-145.: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
Lima, NW, Nascimento MM, Cavalcanti C, Ostermann F.
2020.
Louis de Broglie's wave-particle duality: from textbooks’ blackboxes to a chain of reference presentation
.
Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM.
2020.
O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018
.
Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM.
2020.
Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira
.
Revista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33.
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.
2020.
Sucesso escolar em contextos populares: uma análise a partir do Enem
.
Estudos em Avaliação Educacional. 31(76):134-163.
Abstract
n/a
n/a
2021
Lima, NW, Nascimento MM.
2021.
Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno
.
Ciência & Educação (Bauru). 27: SciELO Brasil
Abstract
n/a
n/a
Massi, L, Agostini G, Nascimento MM.
2021.
Bourdieu’s Field Theory and Science Education: Possible Articulations and Appropriations
.
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. :e33830-27.
Abstract
n/a
n/a
Moura, CB, Nascimento MM, Lima NW.
2021.
Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic
.
Science & Education. 30(3):501-525.: Springer
Abstract
n/a
n/a
Nascimento, MM, Massi L.
2021.
Origem social e escolha pelo curso de graduação: inferências a partir de dados do ENADE
.
Revista NUPEM. 13(28):105-120.: Universidade Estadual do Paraná UNESPAR
Abstract
n/a
n/a
Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.
2021.
Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: disputas político-epistemológicas
.
Saúde e Sociedade. 30:e200260.: SciELO Public Health
Abstract
n/a
n/a
Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.
2021.
Práticas integrativas e complementares: o que diz a literatura da área em educação em ciências sobre essa questão sociocientífica?
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 14(1):425-449.
Abstract
n/a
n/a
Pigozzo, D, Nascimento MM, Lima NW.
2021.
Problems of Deepak Chopra’s discourse: a metalinguistic analysis of “Quantum Healing”
.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 38(3):1589-1616.
Abstract
n/a
n/a
2022
Moris, CHAA, Massi L, Nascimento MM.
2022.
A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL
.
Investigacões em Ensino de Ciências. 27(1):367.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física
Abstract
n/a
n/a
Lima, NW, Nascimento MM.
2022.
Not Only Why but Also How to Trust Science: Reshaping Science Education Based on Science Studies for a Better Post-pandemic World
.
Science & education. :1-20.: Springer
Abstract
n/a
n/a
Agostini, G, Nascimento MM, Massi L.
2022.
SOCIOECONOMIC PROFILE OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS: THE CASE OF UNESP-ARARAQUARA COURSES
.
QUIMICA NOVA. : SOC BRASILEIRA QUIMICA CAIXA POSTAL 26037, 05599-970 SAO PAULO, BRAZIL
Abstract
n/a
n/a
1
2
next ›
last »
Recent Publications
Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica
{Uma exploração antropológica do rastro digital da CPI da Pandemia para a educação em ciências}
Speech analysis under a Bakhtinian approach: Contributions to research on physics education
more