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Agostini, G, Nascimento MM, Massi L.  2022.  SOCIOECONOMIC PROFILE OF UNDERGRADUATE CHEMISTRY STUDENTS: THE CASE OF UNESP-ARARAQUARA COURSES. QUIMICA NOVA. : SOC BRASILEIRA QUIMICA CAIXA POSTAL 26037, 05599-970 SAO PAULO, BRAZIL Abstract

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Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde do Brasil: disputas político-epistemológicas. Saúde e Sociedade. 30:e200260.: SciELO Public Health Abstract

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Glass, L, Lima NW, Nascimento MM.  2021.  Práticas integrativas e complementares: o que diz a literatura da área em educação em ciências sobre essa questão sociocientífica? Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. 14(1):425-449. Abstract

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H
de Holanda Cavalcanti, CJ, Nascimento MM, Ostermann F.  2018.  A falácia da culpabilização do professor pelo fracasso escolar. Revista Thema. 15(3):1064-1088. Abstract

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Lima, NW, Alves-Brito A, Nascimento MM.  2022.  Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia, 2. Revista Brasileira de Ensino de Física. 44: Sociedade Brasileira de Física AbstractWebsite

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Nos cursos de licenciatura, usualmente, as discussões sobre Epistemologia são feitas de forma desconectada das discussões técnicas, muitas vezes realizadas apenas em disciplinas específicas. Buscando romper com esse abismo entre os conteúdos técnicos e pedagógicos das licenciaturas em Física, apresentamos uma análise de um curso de extensão sobre Astrofísica e Epistemologia, oferecido para professores de ciências e licenciandos de Física. Nesse curso, diferentes episódios da Astronomia e Astrofísica foram discutidos à luz de diferentes concepções epistemológicas. Nosso objetivo era permitir que os alunos refletissem sobre suas próprias concepções, confrontando-as com as diferentes possibilidades apresentadas. Para avaliar a intervenção, foi realizado um pré-teste e pós-teste, em que os participantes expressavam sua concordância com 10 enunciados sobre natureza da ciência. As respostas foram analisadas usando o método estatístico de Escalonamento Multidimensional. Nossos resultados mostram que, inicialmente, as respostas não apresentavam consistência interna e os participantes exibiam o mesmo grau de concordância em relação a visões concorrentes sobre a natureza da ciência. Após o curso, os participantes passaram a se posicionar de forma mais coerente, concordando com características de uma mesma visão epistemológica e se afastando de visões concorrentes.

Lima, NW, Nascimento MM.  2021.  Aterrando no sul: uma proposta político-epistemológica para a área de educação em ciências do Antropoceno. Ciência & Educação (Bauru). 27: SciELO Brasil Abstract

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Lima, NW, Nascimento MM, de Holanda Cavalcanti CJ, Ostermann F.  2019.  The Polysemic Nature of Photons: Hybridization and Backwards Causation in Contemporary Undergraduate Quantum Physics Textbooks. Re-introducing science Sculpting the image of science. :541. Abstract

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Lima, NW, Nascimento MM.  2019.  Nos becos da Episteme: Caminhos confluentes para uma contra colonização didática em meio à crise da verdade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 36(3):589-598. Abstract

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Lima, NW, Nascimento MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Louis de Broglie's wave-particle duality: from textbooks’ blackboxes to a chain of reference presentation. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

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Massi, L, Agostini G, Nascimento MM.  2021.  Bourdieu’s Field Theory and Science Education: Possible Articulations and Appropriations. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. :e33830-27. Abstract

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Massi, L, Moris CHA, Casellato F, Nascimento MM, Agostini G.  2023.  ACM e o campo de Bourdieu:: contribuições de pesquisas empíricas e estatísticas, 2023. BIB-Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais. (99) Abstract

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Moris, CHAA, Massi L, Nascimento MM.  2022.  A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E A TEORIA DOS CAPITAIS DE BOURDIEU: UMA REVISÃO CRÍTICA DO CONCEITO DE SCIENCE CAPITAL. Investigacões em Ensino de Ciências. 27(1):367.: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Física Abstract

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Moura, CB, Nascimento MM, Lima NW.  2021.  Epistemic and Political Confrontations Around the Public Policies to Fight COVID-19 Pandemic. Science & Education. 30(3):501-525.: Springer Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2017.  Análise de Correspondência aplicada à pesquisa em Ensino de Ciências. Enseñanza de las ciencias. (Extra):1319-1324. Abstract

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Nascimento, MM, Ostermann F, Cavalcanti C.  2017.  Análises multidimensional e Bakhtiniana do discurso de trabalhos de conclusão desenvolvidos no âmbito de um mestrado profissional em ensino de Física. Ciência & Educação (Bauru). 23(1):181-196.: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2020.  O professor de Física na escola pública estadual brasileira: desigualdades reveladas pelo Censo escolar de 2018. Revista Brasileira de Ensino de Física. 42: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2020.  Os privilégios da branquitude e a reprodução de desigualdades sociais na educação brasileira. Revista Educação, Cultura e Sociedade. Sinop. Vol. 10, n. 2 (jul./dez. 2020), p. 21-33. Abstract

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Nascimento, MM, Lima NW, de Cavalcanti CJH, Ostermann F.  2019.  Cultura política, desempenho escolar e a Educação em Ciências: um estudo empírico à luz de Pierre Bourdieu. Ciência & Educação (Bauru). 25(2):431-447.: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM.  2023.  Pesquisa em Ensino de Física ou Ensino de Ciências: lutas concorrenciais por uma autonomia científica, apr. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. 40:1–7., Number 1 AbstractWebsite

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Neste Editorial são apresentadas algumas reflexões sobre o processo de institucionalização e busca pela autonomia da área de pesquisa em Ensino de Física do Brasil. Sob uma perspectiva sociológica e com base empírica se discute o atual cenário das lutas concorrenciais internas e externas, indicando caminhos futuros a serem percorridos para construção de uma identidade e fortalecimento da autonomia da área.

Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2020.  Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. 101(257):120-145.: SciELO Brasil Abstract

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Nascimento, MM, Cavalcanti C, Ostermann F.  2018.  Uma busca por questões de Física do ENEM potencialmente não reprodutoras das desigualdades socioeconômicas. Revista Brasileira de Ensino de Física. 40(3): SciELO Brasil Abstract

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