Lisiane Feiten Wingert Ody

Lisiane Feiten Wingert Ody é Professora Associada da Faculdade de Direito da UFRGS, onde é membro do colegiado do departamento de Direito Privado e Processo Civil e colaboradora de seu Programa de Pós-graduação (PPGDir - UFRGS).

Sua formação inclui Doutorado em Direito, Mestrado em Direito Privado e especializações em Direito Ambiental Nacional e Internacional, em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais e em Direito Processual Civil.

É autora do livro pioneiro na área do Direito da Arte, publicado pela editora espanhola Marcial Pons, intitulado "Direito e Arte: o direito da arte brasileiro sistematizado a partir do paradigma alemão", que foi escrito como pós-doutorado junto ao Instituto de Direito Estrangeiro, Internacional Privado e Econômico da Ruprecht-Karls Universität Heidelberg, na Alemanha, universidade na qual foi, ainda, contratada como docente. Da experiência de lecionar direito brasileiro para alunos alemães resultou sua indicação para escrever a obra "Einführung in das brasilianische Recht", que introduz o direito brasileiro como direito estrangeiro ao público jurídico alemão, comparando esses sistemas jurídicos, e que foi publicada pela prestigiosa editora alemã C.H. Beck, Alemanha. Ainda na área do direito comparado, é coautora da monografia "Contracts: Brazil", da Kluwer International Encyclopedia of Laws.

É membro-fundadora do Centro de Estudos Europeus e Alemães - CDEA (UFRGS/PUCRS), subsidiado pelo Diretório Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e lidera o Grupo de Pesquisas de Direito Comparado e Internacional da UFRGS, certificado no CNPQ, e que reúne dezenas de pesquisadores sob sua orientação, atuantes nas linhas de pesquisa "Direito Privado e Direito Comparado", linha individual registrada junto à instituição, e "Fundamentos dogmáticos da experiência jurídica", do PPGDir.

Dedica-se à pesquisa em Direito Privado, especialmente Direito Comparado, Direito Civil, Direito da Propriedade Intelectual, Direito da Arte e Autoral, Direito do Consumidor e Direito Empresarial, tendo publicado trabalhos e ministrado palestras em eventos nessas áreas de atuação.

É também docente dos cursos de Especialização em Consumidor e Direitos Fundamentais, em Direito do Trabalho e em Direito dos negócios, todos na UFRGS, e contratada dos programas de especialização e LLM da Universidade Presbiteriana Mackenzie - SP, na área de Propriedade Intelectual e Fashion Law