Tópicos Especiais de Filosofia Antiga VII (Pós-Graduação)

Semester:
Spring
Offered:
2017

2.1-Súmula: Seminários de discussão de bibliografia primária e secundária em torno ao tema da phantasia, em Aristóteles.

2.2-Objetivo: Esmiuçar o papel deste conceito de função cognitiva no âmbito moral, seja o seu papel nas emoções, seja na deliberação. Em consequência da proeminência ou não do papel da phantasia, uma cognição ao que tudo indica não-racional, refletir sobre os efeitos dessa cognição para as avaliações morais aristotélicas, tais como a apreensão de uma justa medida nas circunstâncias.

2.3- Conteúdo programático:

1. Apresentação e discussão de textos da bibliografia secundária sobre phantasia, emoção, e cognição moral, em especial o livro de Jessica Moss “Aristotle on the apparent good: Perception, phantasia, thought, and desire”.

2. Apresentação e discussão de textos relevantes do De Anima de Aristóteles.

3. Apresentação e discussão de textos relevantes da Retórica de Aristóteles.

4. Apresentação e discussão de textos relevantes da Ética Nicomaqueia de Aristóteles.

5. Apresentação e discussão de textos relevantes da Ética Eudêmia de Aristóteles.