Extensão DOCÊNCIA-PESQUISA DA DIFERENÇA: POÉTICA DE ARQUIVO-MAR.

Offered:
2017

Data de início: 03 de maio | Encontros: 03, 10, 17, 24, 31 de maio; 07 de junho.

02 créditos - 30 h/a |  Encontros às quartas-feiras, das 15h às 18h30, conforme cronograma.

Informações e inscrições: enviar e-mail para  maximo.lamela@ufrgs.br  (enviar nome e uma justificativa de interesse em participar do curso) 15 vagas [ inscrições até 24/04/2017]

Público-alvo: Estudantes dos cursos de licenciatura, estudantes de Mestrado e Doutorado em Educação e áreas afins, professores da educação básica e do ensino superior, interessados em docência e pesquisa.

Objetivo do curso: Estudar e discutir, ler e escrever desde o arquivo do livro Docência-pesquisa da diferença: tradução transcriadora, em suas articulações com as docências e pesquisas, de caráter empírico-transcendental, que dão sustentação aos textos que compõe o livro organizado pela Profa. Dra. Sandra Mara Corazza a ser publicado em julho de 2017.

Objetivos Específicos: Operar por meio de um método que implica um trabalho tradutório, que engendra uma alteridade radical daquilo que se encontra escrito no livro, enquanto máquina abstrata: nem real, nem fictício, mas virtual e problemático. Traduções, que carregam a tradição e dela pilham, formam e fazem devir, avançam e regridem, engolem e devolvem, trazem e levam, vão e vêm, sopram ondas e assopram espumas. O Conteúdo programático do curso passa pelas partes que formam o livro, quais sejam: (1) Preâmbulo; (2) Prólogo; (3) Exergo: poética de arquivo; (4) Didática da tradução; (5) Transcriação do currículo; (6) Arquivo EIS AICE; (7) Escrileituras da diferença e (8) Après-coup.

Ministrantes: Profa. Sandra Mara Corazza, Prof. Máximo Adó, Prof. Cristiano Bedin e autores convidados.

Autores: Sandra Mara Corazza (Org.); Ana Carolina Acom; Ana Felícia Guedes Trindade; Carla Gonçalves Rodrigues; Carolina Comerlato Sperb; Cláudia Schvingel; Cristiano Bedin da Costa; Deniz Alcione Nicolay; Ester Maria Dreher Heuser; Fabiane Olegário; Fabiano Neu; Karen Elisabete Rosa Nodari; Larisa da Veiga Vieira Bandeira; Luiz Daniel Rodrigues Dinarte; Maria Idalina Krause de Campos; Máximo Daniel Lamela Adó; Polyana Olini; Roger Albernaz de Araujo; Silas Borges Monteiro.

Coordenação da Ação de Extensão: Prof. Máximo Adó

Coordenação adjunta: Profa. Sandra Mara Corazza e Prof. Cristiano Bedin.

Bibliografia: CORAZZA, Sandra Mara. (Org.) Docência-pesquisa da diferença: tradução transcriadora. Porto Alegre: UFRGS; Doisa, 2017. (No prelo.)

2017_1_cadastro_de_participante_curso_de_extensao.docx