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Levy, L.  2008.  Afetividade e fluxo de consciência: uma hipótese de inspiração espinosista. Cadernos de História e Filosofia da Ciência. 18:121-146. Abstract
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Levy, L.  2008.  Afetividade e fluxo de consciência: uma hipótese de inspiração espinosista. Cadernos de História e Filosofia da Ciência. 18(1):121–146. AbstractVer artigo

O artigo apresenta uma concepção do fluxo de consciência a partir de um modelo de naturalização da consciência de base metafísica não-materialista, inspirado na filosofia de Espinosa. Procura-se responder à questão colocada por Arthur Prior, em seu artigo ?Thank Goodness That?s Over? (1959), acerca do caráter problemático do significado de um certo tipo de proposições indexadas temporalmente no quadro de teorias que recusam a realidade do tempo. Para tanto, defende-se a hipótese de que essas proposições são irredutíveis a proposições não temporalizadas, seu sentido sendo determinado pelo caráter adverbial dos indexadores temporais e pela função de expressar estados subjetivos referencialmente opacos (aproximados no texto ao conceito espinosista de afeto). Essa função, por sua vez, seria determinante para a constituição do mental enquanto tal e para a realidade do domínio prático.

Levy, L.  2019.  Affectio et Affectus : Commentaires sur l’unité architectonique de l’Éthique. Chantal Jaquet (orgs). La Générosité à l’œuvre. Hommage à Jean-Marie Beyssade. , Paris: Classiques Garnier
Levy, L.  2004.  Ainda o cogito: uma reconstrução do argumento da Segunda Meditação. Lógica e Ontologia. Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho. (Zingano, Marco, Évora;, Fátima, Faria, Paulo, Loparic, Andrea, Santos, Luiz Henrique Lopes dos, Eds.).:209-232., São Paulo: Discurso Editorial Abstract
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Levy, L.  2004.  Ainda o cogito: uma reconstrução do argumento da Segunda Meditação. Lógica e Ontologia. Ensaios em Homenagem a Balthazar Barbosa Filho. (Zingano, Marco, Évora;, Fátima, Faria, Paulo, Loparic, Andrea, Santos, Luiz Henrique Lopes dos, Eds.).:209–232., São Paulo: Discurso Editorial Abstract

Meu objetivo neste texto é simplesmente analisar o quarto parágrafo da Segunda Meditação (AT VII, 24-25; IX-1,19), no qual ele supostamente apresenta este mesmo argumento sem empregar a famosa expressão. Das muitas, diversas e relevantes questões filosóficas que este argumento suscita, gostaria de me concentrar em investigar se ele pode ser reconstruído sem que seja necessário introduzir – como uma premissa não justificada – a concepção do pensamento como sendo essencialmente consciência de si e, portanto, como envolvendo - por definição, a auto-referência imediata e incorrigível do sujeito a si mesmo. Gostaria de poder mostrar que o argumento não apenas independe dessa concepção como, além disso, conduz a essa concepção; todavia, somente o primeiro passo em direção a esta interpretação será dado neste artigo.