ENG03090 - Ruído em Ambientes de Trabalho

Offered:
2020

Disciplina ministrada no curso de Engenharia Mecânica do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFRGS em caráter eletivo. Carga Horária: 30 horas.

Súmula: Som, ruído e vibrações. O funcionamento do ouvido humano. Efeitos do ruído no corpo humano. Normas e legislação sobre ruído. Medição do ruído. Absorção sonora. Isolamento sonoro. Medidas de controle de ruído. Programa de conservação auditiva. Protetores auditivos. Vibrações no corpo humano.

Objetivos: Capacitar os estudantes ao entendimento de problemas básicos sobre exposição ao ruído em ambientes de trabalho. Habilitar para a execução de projetos acústicos, levando em conta medidas de proteção coletivas, condicionamento e o isolamento acústico.