Publications

Export 14 results:
Ordenar por: [ Autor  (Asc)] Tipo Ano
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 
B
Brendler, CF, Viaro FS, Bruno FB, Teixeira FG, da Silva RP.  2014.  Recursos didáticos táteis para auxiliar a aprendizagem de deficientes visuais, 2014. Educação Gráfica (Online). 18:141-157. AbstractWebsite
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2009.  Objetos de Aprendizagem Generativos no Ensino de Projeto de Produto, 2009. Congresso Internacional de Pesquisa em DesignCongresso Internacional de Pesquisa em Design. :1222-1227., BauruBauru: UNESP Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2004.  HyperCAL on line - Uma plataforma para educação a distância e apoio ao ensino presencial, 2004. COBENGE 2004 - Congresso Brasileiro de Ensino de EngenhariaAnais do Cobenge 2004. :-., Brasília Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, Aymone JLF, da Silva TLK.  2009.  Programa de modelagem 3D em VRML para web, 2009. SIGRADISIGRADI. :83-85., São PauloSão Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2011.  A Web-Based Learning Design Tool, 2011. 17th International Conference on Engineering EducationProceedings. :-., Belfast Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2009.  Um Sistema WEB para o Projeto Conceitual de Produtos, 2009. Congresso Internacional de Pesquisa em DesignCongresso Internacional de Pesquisa em Design. :1222-1227., BauruBauru: UNESP Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, dos Santos SL, da Silva TLK.  2010.  Geometria Descritiva: uma abordagem concreta, 2010. XXXVIII Congresso Brasileiro de Educação em EngenhariaAnais. :-., Fortaleza Abstract
n/a
Bruno, FB, Raguze T, Sá AVV.  2015.  Embalagem de frutas mustache box fabricação digital e modelagem paramétrica aplicadas ao design de produto, 2015. 15º ERGODESIGN. :1626-1637., Recife: Editora Edgard Blücher Abstract

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um produto baseado nos conceitos de modelagem paramétrica e fabricação digital. Tais conceitos trazem consigo a possibilidade de otimizar os recursos investidos no processo de design, aumentando a produtividade, além de agilizar as fases de prototipagem e de ajuste do projeto. A partir de um problema proposto: diminuir as grandes perdas causadas pelo desperdício de alimentos na fase de pós-produção, o produto desenvolvido ao longo desta pesquisa é uma embalagem para o transporte de frutas. Para a geração de ideias foi utilizado o jogo Creative Sketch, desenvolvido por Cardozo (2012), e a modelagem paramétrica, realizada no software Rhinoceros 3D com o plugin Grasshopper.

Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2012.  Web-based learning design tool, 2012. Campus-Wide Information Systems. 29:201-212. Abstract
n/a
Bruno, FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2002.  Ambiente de Aprendizagem Hipermídia, 2002. X Feira de Iniciação CientíficaXIII Salão de Iniciação Científica X Feira - Livro de Resumos. :652-652., Porto Alegre Abstract
n/a
H
Hoffmann, AT, Barcia, Bruno FB, Teixeira FG, da Silva RP, da Silva TLK.  2004.  HyperCAL GD - Classificação e armazenamento objetos de aprendizagem para apresentação para sua reutilização, 2004. COBENGE 2004 - Congresso Brasileiro de Ensino de EngenhariaAnais do Cobenge 2004. :-., Brasília Abstract
n/a
Hoffmann, AT, Bruno FB, Teixeira FG, de Jacques JJ.  2003.  Desenvolvimento de ambiente de aprendizagem hipermídia (hypercalgd) para ensino de geometria decritiva básica, 2003. GRAPHICA 2003GRAPHICA 2003. :-., Santa Cruz do Sul Abstract
n/a
T
Teixeira, FG, da Silva RP, da Silva TLK, Bruno FB.  2015.  Experiências Inovadoras em Ensino e Pesquisa da Geometria Descritiva, 2015. Geometrias & Graphica 2015. 1:465-475., Lisboa: APROGED - Associação dos Professores de Desenho e Geometria Descritiva Abstract

This paper presents the main contributions of the research group Virtual Design (ViD) on the learning process of Descriptive Geometry (DG), in line with the principles of project-based learning. First, the paper presents the theoretical framework for the main ViD initiatives applied to the learning of DG, including design-based learning and physical and virtual modelling. The initiatives presented include a learning cycle based on concrete and virtual experiences in the design context. These initiatives, that feed the learning of DG, are the result of the academic research of the Virtual Design research group, that also involves Masters and PhD projects, with repercussions on the development of new methods, new technologies and new products and the quality of education.

Teixeira, FG, da Silva RP, da Silva TLK, Bruno FB.  2015.  Experiências Inovadoras em Ensino e Pesquisa da Geometria Descritiva, 2015. Revista Brasileira de Expressão Gráfica. 3:80-92. AbstractWebsite

n/a