Milton Santos

Tipologia de cidades nos países subdesenvolvidos

No livro "O trabalho do geógrafo no terceiro mundo" há um importante capítulo cujo título já propõe uma questão de pesquisa: "'A cidade' ou 'as cidades'?" (SANTOS, 1978). É aqui que o geógrafo Milton Santos vai realizar o que ele chama de "esforço de classificação" para caracterizar quatro tipos de aglomerações urbanas existentes nos países subdesenvolvidos: cidades embrionárias, cidades regionais, metrópoles incompletas e metrópoles completas (SANTOS, 1978, p. 74). 

3. Milton Santos e o negro no Brasil

Como parte das celebrações do Dia Nacional da Consciência Negra e da imortalidade de Zumbi dos Palmares, o Centro Cultural José Bonifácio, situado na cidade do Rio de Janeiro, promoveu nos dias 17 e 18 de novembro de 1997 a Kilunge – Primeira Feira do Livro Afro-Brasileiro. 

2. Milton Santos e o negro no mundo

Milton Santos publicou o artigo "As exclusões da globalização: pobres e negros" (SANTOS, 1998) na revista Thoth, Escriba dos Deuses: Pensamento dos Povos Africanos e Afrodescendentes, uma publicação do gabinete do senador Abdias Nascimento que circulou entre janeiro de 1997 e dezembro de 1998.

1. Quem foi Milton Santos?

O professor Milton Santos teve uma vida longa e produtiva. Viveu 75 anos (1926 a 2001) e recebeu um dos maiores prêmios que um geógrafo poderia receber, o prêmio Vautrin Lud, em 1994, considerado o "Nobel da geografia". (SANTOS; LEVY, s/d).

Uma biografia sintetizada poderia ser a seguinte: 

Milton Almeida dos Santos nasceu em 3 de maio de 1926, em Brotas de Macaúbas, no interior do estado da Bahia, Brasil.

Milton Santos e a questão do negro e do racismo

Compilação das publicações e entrevistas de Milton Santos sobre a questão do negro e do racismo no Brasil e no mundo

Tempo nas cidades - Homens lentos

+ SANTOS, Milton. Metrópole: a força dos fracos é seu tempo lento (p. 39-41). In: SANTOS, Milton. Técnica, espaço, tempo – Globalização e meio técnico científico-informacional. São Paulo: Editora HUCITEC, 1994. (Versão PDF).

O espaço dividido

Nos anos 1970, o geógrafo Milton Santos passou a refletir intensamente sobre os rumos da economia espacial nos países periféricos, chamados de terceiro mundo, e começou a esboçar a ideia de um sistema urbano dividido em dois subsistemas: os circuitos da economia urbana.

A urbanização brasileira

O estudo da questão urbana permeia grande parte dos esforços de Milton Santos. Uma visão mais completa sobre estes esforços pode ser encontrada em "A análise urbana na obra de Milton Santos", artigo de Maria Encarnação Beltrão Spósito publicado em 1999 no Caderno Prudentino de Geografia.

Pré-visualizarAnexoTamanho
santos_milton_a_urbanizacao_brasileira_1993.pdf7.73 MB